BRASIL EM PORTUGUES

Usados movimentam negócios no mercado de aviação nacional

A frota de aeronaves no Brasil cresceu em 2012. De acordo com a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), esse mercado recebeu no ano passado 878 máquinas (entre novas e usadas), incluindo jatos e helicópteros. No entanto, o cenário econômico nacional guarda uma peculiaridade: destas aeronaves, 71% "“ o equivalente a 625 unidades "“ vieram do chamado mercado secundário. Esse patrimônio de "segunda mão" adquirido pelas empresas nacionais soma US$ 1,258 bilhão, enquanto as aeronaves novas "“ e mais caras "“ não passaram dos US$ 848,5 milhões.

Ricardo Nogueira, vice-presidente da Abag, ficou surpreso com o resultado do levantamento, mas destacou que esses números não dão nenhum sinal de sucateamento do mercado. "A frota se renovou, mesmo assim. As aeronaves usadas que entraram são mais novas que as que circulavam aqui anteriormente."

Este é um dos claros sinais de incerteza das empresas com a economia nacional, na visão de Nogueira. A aeronave usada é um dos caminhos para cumprir o processo evolutivo do transporte corporativo: da aviação convencional para o táxi aéreo; do táxi aéreo à aviação corporativa. "Há uma insegurança no tamanho do investimento que pode ser feito nesse momento de instabilidade", diz. Mesmo com as facilidades de financiamento para aeronaves novas, como a…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual