BRASIL EM PORTUGUES

Utilização de drones será restrito em 300 cidades no Brasil

A Secretaria de Aviação Civil (SAC), da Presidência da República, anunciou na última semana uma medida que restringe o uso de veículos aéreos não tripulados, também chamados de drones, em mais de 300 cidades brasileiras. A principal justificativa para a medida é o "tour" da tocha olí­mpica por 329 municípios do País. A restrição será válida até 4 de agosto, véspera da cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio.

De acordo com a nota, a utilização do espaço aéreo pelos drones não será autorizada nas cidades, exceto dentro de áreas já estabelecidas previamente e por operadores que tiverem os documentos como autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), autorização de voo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e registro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A restrição é válida para os drones de uso não recreativo, como os que são utilizados por emissoras de TV e produtores de vídeo para captar imagens.

Regulamentação. Atualmente, o Brasil desenvolve uma regulamentação sobre veículos aéreos não tripuladas (ou "vant", na sigla em português). Segundo proposta da Anac, os drones só poderão ser usados quando todas as pessoas num raio de 30 metros do aparelho autorizarem sua utilização "“ o que, na prática, inviabilizaria os veículos de serem utilizados em áreas urbanas…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual