BRASIL EM PORTUGUES

Voos poderão ser suspensos por 45 dias

O pouso e decolagem de aeronaves no Aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná, serão suspensos por 45 dias. O anuncio foi feito pela equipe do DER (Departamento Estadual de Estrada e Rodagem) e confirmado pelo secretário regional do Governo, Romildo Pereira. A programação para suspender todos os voos será entre os meses de agosto e setembro.

Segundo o residente do DER em Ji-Paraná, Enivaldo Soares, durante um período de 45 dias, vai acontecer a reconstrução da pista e a construção do novo terminal de passageiros. As obras estão programadas para darem início no segundo semestre. "Neste período será realizada a reforma completa de toda a pista de pouso e decolagem no aeroporto", ressaltou Enivaldo Soares.

O secretário de Governo, Romildo pereira disse que já está em andamento o processo licitatório do Governo do Estado para a reconstrução e ampliação da pista, mais a construção do novo terminal de passageiros do aeroporto José Coleto em Ji-Paraná. "O Governo da Cooperação vai investir R$ 14 milhões na obra", anunciou o secretário.

Romildo Pereira antecipou que a pista será totalmente reconstruída e ampliada, capaz de atender as exigências para pousos e decolagens de aeronaves de grande porte. Além da pista, acrescentou o secretário, um novo e moderno terminal de passageiros será erguido no José Coleto.

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Comercial) orienta que os serviços no José Coleto devem ser executados no período mais seco do ano, portanto no segundo semestre. "A programação é para que as obras comecem no dia 1º de setembro e seja concluída dentro de 45 dia", disse o secretário Romildo Pereira, após consultar o chefe do DER (Departamento de Estradas e Rodagens), engenheiro Lúcio Mosquini e o setor responsável pelas obras.

Conforme Romildo Pereira, o cronograma de obras elaborado pelo DER deverá ser cumprido à risca. "Tudo favorece ao cumprimento dos prazos: a licitação está em andamento, a usina de asfalto já está sendo montada em Ji-Paraná, e o DER inicia e termina sempre os serviço", detalha confiante Romildo Pereira, de que o novo aeroporto fique pronto dentro do prazo.

VOOS SUSPENSOS

Para realização da obra serão suspensos, provisoriamente, os voos e decolagens de aeronaves no Aeroporto José Coleto, sendo que no período da reforma, não haverá vendas de passagens com saída de Ji-Paraná. Com a reforma, o aeroporto terá capacidade de movimentar mais voos e, consequentemente, mais destinos deverão ser ofertados aos passageiros da região Central de Rondônia.

A reportagem do CP falou com administrador do Aeroporto José Coleto, Antônio Carlos Crevelaro, que informou não saber oficialmente sobre a suspensão dos voos e decolagem no aeroporto para reforma da pista e nem a data para o inicio das obras da reforma da pista do terminal de passageiros. "Ainda não fui informado sobre a data e nem sobre a reforma da pista, pois tudo depende da licitação e contratação da empresa que irá executar a obra", lembrou o administrador.

Perguntado sobre como as empresas aéreas irão proceder com o embarque e desembarque dos passageiros no período da reforma, o administrador disse que as empresas ainda não foram informadas sobre as obras que irão acontecer no local, haja vista que não se tem uma data oficial para o início das obras.

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual