NOTICIAS DESTACADAS

Número de passageiros em voos internacionais bate recorde de 20 anos

No acumulado do primeiro semestre deste ano, o número de passageiros pagos transportados em voos internacionais realizados por empresas brasileiras foi o maior dos últimos 20 anos, desde o início da série histórica. As informações foram divulgadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Nos seis primeiros meses de 2019, mais de 4,6 milhões de passageiros voaram para destinos internacionais. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 3%. O tráfego de passageiros no mês de junho, no mesmo mercado, também foi o melhor da história, com 686 mil passageiros transportados, crescimento de 4,6% em relação ao mesmo mês de 2018.

Em junho, a demanda internacional (em passageiros-quilômetros pagos transportados, RPK) das empresas brasileiras aumentou 3,2%. Nesse mesmo mês, a oferta (em assentos-quilômetros ofertados, ASK) diminuiu 4%. No acumulado de janeiro a junho, tanto demanda quanto oferta acumularam crescimento de 7,2% e 6%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2018.

No mercado internacional, em termos de passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK), a Latam fechou o mês de junho com 69,6% de participação de mercado e alta de 2,9% no RPK, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Na mesma base comparativa, a Azul obteve 17,5% de participação e crescimento de 4,6%, enquanto a Gol alcançou fatia de 12,8%, aumento de 116,5% no RPK.

A taxa de aproveitamento dos assentos em junho foi de 86%, crescimento de 7,5% ante o mesmo período de 2018. Nos seis primeiros meses do ano, o indicador acumulou alta de 1,1% na comparação com igual período de 2018, atingindo 83,6%.

DOMÉSTICO
A demanda de passageiros pagos transportados no mês de junho recuou 4,7% em comparação com o mesmo mês do ano passado. No mesmo período, a oferta de assentos encolheu 9,2%. Nos seis primeiros meses do ano, a demanda acumulou alta de 1,1% e a oferta apresentou queda acumulada de 1,4%.

No mês de junho, foram transportados 6,973 milhões de passageiros pagos, o número é 2,7% menor do que foi registrado no mesmo período de 2018, quando foram transportados 7,165 milhões de passageiros. No acumulado do semestre, houve alta de 1,5% – com 45,5 milhões de passageiros transportados.

Junho foi marcado pela alta expressiva da Azul na participação de mercado, com aumento de 28,7% no RPK doméstico. Gol e Latam também obtiveram crescimento no indicador, com 6,6% e 3,9%, respectivamente. Na demanda (RPK) do mês, a Gol apresentou 40% de participação contra 34,1% da Latam. A Azul obteve 25,4% da demanda no mês…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual