A aviação comercial mundial está otimista. Em 2013, o fluxo mundial de passageiros será de 3,1 bilhões de pessoas, entre embarques e desembarques. A se confirmar a projeção, será o primeiro ano em que a marca de três bilhões será ultrapassada, com crescimento de 5,3% em relação ao ano passado.
Responsáveis diretas pelo turismo mundial, as empresas de aviação movimentaram o mercado nos últimos anos com grandes fusões, visando acrescentar mais opções de voos, rotas diretas e investimentos em tecnologias, entre outras novidades.
O lucro das empresas aéreas deve alcançar US$ 12,7 bilhões este ano, ou 67% acima do registrado em 2012 (US$ 7,6 bilhões), segundo estimativa da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata), que representa cerca de 240 companhias ao redor do mundo.
Este 2013 poderá ser o terceiro melhor ano para o setor desde os atentados de 11 de setembro de 2001, quando a indústria da aviação mergulhou numa profunda crise.
Ainda segundo a Iata, o melhor uso da capacidade dos aviões, com taxas de ocupação mais elevadas, e o aumento das receitas auxiliares, como…