INDUSTRIA AERONÁUTICA

COI quer fechar Aeroporto Santos Dumont durante as provas de vela dos Jogos de 2016

A menos de um ano do início dos Jogos Olí­mpicos do Rio, uma polêmica ronda os bastidores do maior evento esportivo do mundo: o plano dos organizadores de fechar o Aeroporto Santos Dumont durante o período das competições de vela, previstas para acontecer entre os dias 8 e 18 de agosto do ano que vem na Baía de Guanabara. O tempo e os horários em que o aeroporto ficará bloqueado para pouso e decolagem ainda não estão definidos. A decisão final vai depender de uma reunião que acontecerá em Brasília na semana que vem.

O Comitê Rio 2016 confirmou ao GLOBO que, atendendo ao pedido da Olympic Broadcasting Services (OBS), está solicitando o fechamento do Santos Dumont por cerca de quatro horas por dia, durante as provas de vela. Segundo o comitê, a OBS será a responsável pela captação das imagens que serão distribuídas para todas as emissoras de TV e rádio do mundo inteiro, que detêm os direitos de transmissão dos Jogos Olí­mpicos.

150 MIL PASSAGEIROS POR DIA

Em nota, o Rio 2016 acrescentou que "as imagens das competições de vela, que se realizarão no principal cartão-postal do país, serão vistas por cerca de cinco bilhões de telespectadores no mundo".

A medida, entretanto, já provoca reação contrária da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa os interesses da aviação regular, formada pelas companhias Avianca, Azul, Gol e TAM. Para a entidade, se a interdição realmente acontecer, o impacto na aviação regular será brutal, devendo afetar mais de 150 mil passageiros, tendo como base uma média de 104 voos cancelados por dia. O número, explicou a associação, "não leva em conta os reflexos na malha em razão das conexões, já que cerca de 70% dos voos que passam pelo Santos Dumont se conectam com aeroportos de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Vitória".

Outra preocupação das empresas aéreas é em relação à capacidade do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) de atender às operações transferidas do Santos Dumont exatamente como previstas hoje e já em comercialização nos sistemas de reserva das empresas (usualmente, os bilhetes aéreos são vendidos um ano antes da data de embarque)…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual