AEROLÍNEAS

SAA: 80% dos brasileiros afetados já foram reacomodados

O country manager da South African Airways no Brasil, Altamiro Medici, disse que mais de 80% dos passageiros brasileiros afetados com a interrupção dos voos da aérea sul-africana no País já foram reacomodados ou tiveram seus bilhetes reembolsados, de acordo com a legislação vigente. Segundo ele, resta finalizar o processo de reacomodação de cerca de mil reservas, com embarque de abril deste ano a janeiro de 2021.

O executivo participou de um encontro com a imprensa ao lado de outros dois nomes da SAA, são eles: Philip Saunders, chief commercial officer da aérea; e Todd Neuman, head da companhia na América do Norte. Juntos, os executivos falaram do futuro da companhia e da decisão de deixar o Brasil, após 50 anos de operações ininterruptas. “Foi uma decisão difícil de ser tomada, mas necessária para salvar o futuro da companhia e abrir portas para uma South African Airways mais saudável financeiramente. Sabemos e reconhecemos a importância do Brasil e da rota São Paulo-Johanesburgo na história da SAA, e cremos em voltar um dia a operar aqui”, disse Saunders.

O último voo da SSA a operar no Brasil decola no dia 31 de março. Até esta data, a companhia manterá sua estrutura local – que conta com 25 colaboradores e terceirizados – para o atendimento do trade e de passageiros. Após o dia 31, uma nova estrutura será desenhada para atender o mercado brasileiro por mais alguns meses. “Ainda vamos sentar e decidir o tamanho desta estrutura e sua responsabilidade”, explicou Medici.

A South African Airways (SAA) receberá 16,4 bilhões de rands (cerca de US$ 1 bilhão) do governo sul-africano para garantir suas operações e dívidas de curto prazo. O Tesouro Nacional da África do Sul já incluiu o valor em seu orçamento para 2020, de acordo com o publicado no dia 26 de fevereiro. O valor será distribuído em três anos.

O governo espera que, com a reestruturação em andamento, que incluiu a suspensão de rotas, como a do Brasil, prevista para 31 de março, além da nova injeção de dinheiro, surja uma companhia aérea sustentável. De acordo com Saunders, um plano de reestruturação deverá ser apresentado até o final do mês e votado em 15 dias após a data de apresentação…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual