O Aeroporto de Vitória/ Eurico de Aguiar Salles (ES) foi eleito o melhor terminal aeroportuário do Brasil. É o que aponta a Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário, referente ao terceiro trimestre de 2019, divulgada nesta quinta-feira (07/11), pelo Ministério da Infraestrutura.
Com pontuação de 4,65, numa escala onde a nota máxima é 5, o terminal capixaba conquistou o primeiro lugar no indicador de Satisfação Geral dos Passageiros em aeroportos com capacidade de receber até 5 milhões de viajantes por ano. Na sequência da mesma categoria, aparecem os aeroportos de Maceió, com nota 4,56, e de Goiânia, com 4,54, ambos da Rede Infraero.
O levantamento estabelece como meta de qualidade a nota 4. Além da Satisfação Geral dos Passageiros, o terminal alcançou uma ótima percepção nos indicadores:
– tempo de fila na inspeção de segurança (4,72);
– qualidade da sinalização do aeroporto (4,58);
– disponibilidade de tomadas (4,26);
– disponibilidade de sanitários (4,55);
– limpeza dos sanitários (4,67);
– limpeza geral do aeroporto (4,82);
– conforto térmico do aeroporto (4,58); e
– velocidade de restituição de bagagem (4,68).
Na classificação geral, entre todos os aeroportos do País, o Eurico de Aguiar Salles alcançou a terceira posição, atrás do aeroporto de Campinas (com 4,77) e de Curitiba (com 4,75).
Com capacidade para receber 8,4 milhões de passageiros ao ano, o Aeroporto de Vitória conta com voos regulares de três companhias aéreas – Latam, Gol e Azul -, que interligam os capixabas a diversos destinos brasileiros, como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte/Confins, Salvador, Fortaleza e Recife.
Pesquisa de Satisfação
A Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário foi realizada pela Praxian Consultoria Ltda., entre os meses de julho e setembro, e contou com 25.461 entrevistas. A sondagem avaliou a experiência do passageiro em diversos itens de infraestrutura, atendimento e serviços, além de monitorar o desempenho de diferentes processos aeroportuários, como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens. No total, são avaliados 20 aeroportos com maior movimentação no país. Juntos, eles respondem por 87% do total de passageiros da aviação regular transportados no Brasil.