AEROLÍNEAS

A oficina de aviões da LATAM , no aeroporto de Congonhas

Quando o ponteiro do relógio aponta para as 11 horas da noite, o Aeroporto de Congonhas fecha. Para reduzir a poluição sonora na região, nenhum avião pousa ou decola depois desse horário. Mas o movimento não para. Pelo contrário, ele está apenas começando, ao menos para os mecânicos que trabalham na oficina de Latam Airlines no aeroporto na zona sul de São Paulo.

"Aproveitamos o tempo que as aeronaves ficam paradas à noite para realizar uma série de revisões de rotina ou até mesmo serviços de manutenção, se estiver ao nosso alcance. A oficina funciona 24 horas por dia, mas a maior parte das atividades acontece à noite", explicou Denis Loureiro, coordenador de manutenção da Latam em Congonhas.

A oficina da Latam em Congonhas atende todos os dias até 15 aeronaves da frota. São aviões que precisam de serviços como troca de pneus e rodas, checagem de componentes eletrônicos e limpeza de cabine, incluindo novos assentos e carpetes, se o "estrago" causado pelo passageiro durante o dia for muito grave. Ou, se houver necessidade, o centro pode substituir componentes vitais do avião, como o radar, para-brisa, trem de pouso e os motores.

"A segurança é primordial na aviação comercial e para isso é preciso muita atenção com a manutenção. As aeronaves passam por "˜check"™ diários, semanais e mensais, todos já previstos no manual do fabricante", conta Loureiro.

Já os serviços mais pesados, como os que exigem a desmontagem de componentes de grande porte e complexidade, são realizados no centro de manutenção da Latam em São Carlos, que possui as ferramentas e autorizações necessárias.

A oficina da Latam possui três hangares, cada um com capacidade para uma aeronave. Serviços também são realizados no pátio em frente, onde é possível estacionar mais cinco jatos. "A noite, as aeronaves ficam intercalando as posições. A Latam ainda possui outros dois pontos em Congonhas onde os aviões podem pernoitar, depois de passar pela oficina", revela o coordenador de manutenção da empresa.

A instalação da Latam em Congonhas é uma espécie de "centro autorizado" de manutenção para aviões da Airbus, como é o caso da frota da companhia que opera em Congonhas "“ os jatos da família A320. "Cada processo de manutenção em aeronaves, especialmente jatos comerciais, exige certificações do fabricante e de órgãos aeronáutico", afirmou Loureiro…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual