BRASIL EM PORTUGUES

Aeroporto de Fortaleza precisa de expansão para receber hub, diz TAM

Um relatório divulgado pela companhia aérea TAM aponta que o aeroporto internacional Pinto Martins, em Fortaleza, necessita ampliação de infraestrutura para receber o hub da empresa. Três capitais nordestinas – Fortaleza, Natal e Recife – são candidatas para receber o empreendimento. O estudo aponta ainda que o aeroporto de Recife precisa de um novo terminal de passageiros para receber o hub; já o de Natal, necessita concluir a expansão em andamento.

Segundo o Governo do Estado do Ceará, o hub prevê a geração de 35 mil empregos diretos e indiretos até 2018, além de crescimento de 6% do PIB cearense, o que representa impacto de R$ 9,9 bilhões na economia do Estado, num período de cinco anos de operação do equipamento.

"Os gargalos apresentados são completamente factíveis e plenamente viáveis de se resolver. O estado do Ceará se comprometeu a adotar todas as medidas necessárias junto à SAC para que sejam incluídos no plano de concessão do terminal aeroportuário, já em estudo, e garantir que todos sejam resolvidos, fazendo com que Fortaleza continue como a cidade mais indicada para a instalação do hub", afirmou o secretário de Infraestrutura André Facó.

Passageiros

De acordo com os dados do estudo, foi estimado que o hub movimente, a partir de 2018, 2 milhões de passageiros adicionais por ano, em 24 aeronaves operadas diariamente em simultâneo (entre 2.500 e 3.000 passageiros na hora-pico). Em 2038, o número de passageiros deverá chegar a 3,2 milhões por ano, em 36 aeronaves operadas diariamente e simultâneo…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual