AEROPUERTOS

Aeroporto de Goiânia é autorizado a receber voos internacionais

O Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, foi autorizado a receber voos internacionais, de cargas e passageiros, a partir desta quinta-feira (20). As companhias aéreas interessadas ainda precisam oferecer o serviço.

A autorização foi publicada, nesta manhã, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no Diário Oficial da União (DOU). O pedido de designação de aeroporto internacional foi protocolado na ANAC em 6 de agosto e concluído 13 dias depois, mas, antes, envolveu todo um processo.

De acordo com a Anac, atualmente, o aeroporto de Goiânia tem capacidade para processar 6,3 milhões de passageiros por ano. Em 2019, mais de 29 mil voos movimentaram cerca de 3 milhões de passageiros no local. Com uma pista de pousos e decolagens de 2,5 mil metros, o terminal tem capacidade para receber aeronaves de porte do Boeing 737.

O governador Ronaldo Caiado(DEM) comemorou a internacionalização do aeroporto em suas redes sociais. “Goiás passa a ocupar uma espaço a mais no cenário internacional”, disse.

Investimento
De acordo com a Receita Federal, a área total alfandegada é de 6,3 mil metros quadrados e consiste na concessão de uso de área para exploração comercial e operação da atividade de armazenagem e movimentação de cargas internacionais e nacionais no aeroporto.

Segundo a Infraero, foram investidos R$ 185 mil em adequações na infraestrutura aeroportuária para que houvesse a liberação, como a instalação de espaços para os trabalhos da Receita Federal, da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Polícia Federal.

Para isso, foram adquiridos mais equipamentos de segurança, como raios-x e detectores de metal, além de bancadas de atendimento e vistoria dos órgãos, sistema de vigilância e nova sinalização. Houve ainda a necessidade de adequação da sinalização do terminal e separação de fluxos, visto que os embarques e desembarques internacionais não podem se misturar com os domésticos…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual