BRASIL EM PORTUGUES

Aeroporto de Salvador promove o 1º Seminário de Segurança Operacional

No cenário global, o transporte aéreo desempenha um papel crucial na mobilidade de pessoas e mercadorias, e a garantia da segurança operacional emerge como pilar fundamental para assegurar o impacto positivo dessa atividade. Profissionais da aviação civil do Brasil e exterior se reuniram em Salvador para participar do 1º Seminário de Segurança Operacional, promovido pelo Salvador Bahia Airport, que faz parte da rede VINCI Airports. Durante o evento, realizado nesta terça-feira (24), no Novotel Salvador Hangar, foram discutidos os avanços, desafios e melhores práticas em segurança operacional.

A programação contou com painéis e palestras sobre temas como a retomada das operações aeroportuárias e as relações de responsabilidade, continuidade do negócio em caso de disrupção das operações, investigação de acidentes e lições aprendidas, comunicação no meio aeronáutico, gerenciamento de risco de fauna, a importância da segurança operacional em cenários de obra e o papel das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (ESATAs) na fortificação da segurança operacional nos aeroportos.

O seminário reuniu autoridades da aviação civil brasileira, como a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), além da Base Aérea de Salvador, o Grupamento Aéreo da PM-BA, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares do Transporte Aéreo (ABESATA), operadores aéreos e outros elos.

Thiago Mendes, Gestor de Segurança Operacional do Salvador Bahia Airport, enfatizou que discutir a temática é uma das iniciativas para a melhoria contínua em busca de prevenir e reduzir os acidentes e incidentes de diversos graus. “O grande desafio está em antecipar o gerenciamento dos riscos e dos recursos necessários, utilizando as melhores estratégias para reduzir ao máximo os danos e prejuízos», completa.

Os acidentes aeronáuticos no Brasil tiveram uma queda de aproximadamente 37% ao longo dos últimos 10 anos, conforme dados levantados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e apresentados pelo chefe Brigadeiro Marcelo Moreno. Entretanto, o diretor da entidade destacou que a jornada rumo à segurança operacional não conhece um ponto final. “Em um setor tão dinâmico e complexo como a aviação, a melhoria contínua deve ser um compromisso constante. É crucial encorajar investimentos constantes em tecnologia, treinamento e capacitação para garantir que os padrões de segurança permaneçam elevados e que novas ameaças e desafios sejam enfrentados com preparo e resiliência”.

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual