Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Ahora leyendo:
Aeroporto Internacional de BH é novamente reconhecido por reduzir as emissões de gases de efeito estufa
Toda la noticia 4 minutes read

Aeroporto Internacional de BH é novamente reconhecido por reduzir as emissões de gases de efeito estufa

Após ser considerado um Aeroporto Verde, durante a Annual Assembly Conference & Exhibition ACI-LAC 2022, realizada em Buenos Aires (Argentina), o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte recebe a renovação da acreditação de emissões de carbono, no nível 2, pelo programa do Airport Council International (ACI). Essa é a terceira vez que o terminal é certificado por atender a todos os requisitos necessários de redução das fontes de emissão de gases de efeito estufa, que saíram de 2.480 toneladas no primeiro ano de participação no programa, em 2017, para 584,6 toneladas em 2021.

“Conquistar essa certificação mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade, sobretudo no que tange a ações efetivas que visam a descarbonização gradativa, com objetivos e metas claras para alcançar a neutralidade das emissões de carbono. Na última semana, também conquistamos o selo de Aeroporto Verde e tudo isso fomenta a nossa posição de aeroporto mais sustentável do país”, ressalta o CEO da BH Airport, Kleber Meira.

Para renovar a acreditação, o aeroporto apresentou uma série de projetos que comprovam o seu empenho em adotar procedimentos eficazes de gestão de carbono, o que envolve a implantação de ações que mitigam os impactos de sua operação. Dessa vez, o projeto que se destacou foi de utilização, ao longo de 2021, de 100% de energia elétrica de fonte renovável. A iniciativa garantiu a certificação Cemig REC (Renewable Energy Certificate). O documento comprova que o consumo foi realizado por meio de hidrelétrica, o que contribuiu para que fosse energia limpa e segura. “Para se ter uma ideia, esse processo refletiu em uma redução aproximada de 2.230 toneladas de carbono equivalente, o que representou queda total de 79% das emissões diretas”, revela Kleber Meira.

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte está entre os 16 aeroportos certificados em 11 países da América Latina e Caribe, acreditados com o nível 2 pela Airport Carbon Accreditation (ACA).

O programa

O programa Airport Carbon Accreditation do ACI é o único no mundo aprovado institucionalmente para aeroportos. As etapas da acreditação seguem o Protocolo GHG (Greenhouse Gases) e foram elaboradas para avaliar e reconhecer as iniciativas adotadas pelos aeroportos para contribuir com a preservação do meio ambiente.

O ACI é o único representante comercial global dos aeroportos mundiais. Fundado em 1991, o organismo representa os interesses dos aeroportos junto a governos e organizações como a ICAO (sigla em inglês para Organização da Aviação Civil Internacional) e desenvolve normas, políticas e práticas recomendadas para os aeroportos, além de fornecer informações e oportunidades de treinamento para aumentar os padrões em todo o mundo.

Aeroporto Verde

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Green Airport Recognition, durante a Annual Assembly Conference & Exhibition ACI-LAC 2022, realizada em outubro. A reforma da Central de Água Gelada foi destaque durante o evento e recebeu também a menção honrosa como projeto sustentável nas áreas de Eficiência Energética, Reuso de Água e Custo de Manutenção.

O CEO da BH Airport, Kleber Meira, esteve presente no evento e ressalta a honra de ver o aeroporto novamente no topo mais alto quando o assunto é a sustentabilidade. “As práticas ambientais são uma realidade no aeroporto, assim como a sustentabilidade é um importante pilar estratégico. Nossa felicidade é redobrada pelo reconhecimento como Aeroporto Verde e pela menção honrosa, ambos relacionados ao projeto que se destaca por atender aos critérios estabelecidos pelo programa Green Airport 2022 da ACI-LAC”, comemora referindo-se à Reforma da Central de Água Gelada. “O reconhecimento da ACI é uma prova inequívoca do nosso compromisso em construir um mundo mais verde e sustentável, e o próximo passo é alcançar a acreditação nível 3”, conclui.

Compartir noticia:
Fuente: BH Airport
Input your search keywords and press Enter.