BRASIL EM PORTUGUES

Aeroportos passarão a operar com aeronaves de grande porte

Os aeroportos de Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta passarão a classificação Nível-6, com a chegada de mais um caminhão contraincêndio de aeródromos tipo AP-2 em cada um deles. Significa dizer que os três aeroportos mato-grossenses serão adequados às normas de segurança expedidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operarem com aeronaves de grande porte com capacidade a partir de 150 passageiros. A vantagem para o usuário é a possibilidade do valor das passagens baratearem.

Até o final do mês de maio a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR) conclui a assinatura da Ata de Registro de Preços de Caminhão Contraincêndio e o Governo de Mato Grosso pode aderir a Ata para contratar o fornecedor. Os três veículos custarão R$ 5,4 milhões. Os recursos são do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) da SAC/PR e da Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu/MT) que entrará com a contrapartida de R$ 270 milhões.

Atualmente os aeroportos de Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta distantes, respectivamente, 212, 500 e 803 km da capital Cuiabá, operam com aeronaves de médio porte, a maior delas é a Embraer-175 que comporta 86 passageiros. O convênio para a aquisição dos veículos foi assinado entre o governador Silval Barbosa e o secretário de Aeroportos da SAC/PR, Juliano Alcântara Noman, em dezembro de 2012. (Hemília Maia/Setpu-MT)

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual