BRASIL EM PORTUGUES

AP pode deixar de receber produtos importados por transporte aéreo

Aeroporto de Macapá estaria gerando prejuízos por pouca movimentação. Infraero adiou fechar terminal de cargas, mas sem descartar a possibilidade.

O prazo para o recebimento de compras de produtos importados de outros países pode virar uma dor de cabeça para os amapaenses. O transtorno será resultado da concretização da possibilidade do fechamento do terminal de cargas do Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, em Macapá. A medida não foi descartada na noite desta terça-feira (21) pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que informou ter apenas suspendido a decisão de fechar o terminal. A previsão era encerrar as atividades em 1º de agosto.

Na prática, a decisão da Infraero faria todo produto importado chegar ao Amapá por navios, e não através de aviões, tornando a entrega demorada no estado.

O comunicado de suspender o fechamento foi repassado aos empresários amapaenses que dependem do transporte aéreo para importar mercadorias estrangeiras. Em encontro com a Federação do Comércio (Fecomércio) do Amapá, a Infraero argumentou o fechamento do terminal pela inviabilidade de mantê-lo diante da pouca movimentação de cargas nos últimos 12 meses. Os prejuízos alcançaram R$ 200 mil.

«Por enquanto [o fechamento] está suspenso até que a gente chegue a uma definição com o mercado local», garantiu o superintendente de logística e mercadorias da Infraero, Francisco Nunes.

A «definição do mercado local» citada pelo representante da Infraero refere-se ao pouco uso do terminal pela classe empresarial. Foram movimentadas no aeroporto 36 toneladas de importados em 2014, segundo a Fecomércio. A capacidade, no entanto, seria 30 vezes maior, podendo a chegar a mais de 500 toneladas, afirmou a Infraero.

«[Manter o terminal] não depende só da Infraero ou do governo, mas de quem o ocupa. O prejuízo está na ordem de R$ 200 mil ao ano e quando olhamos para cinco anos a frente, esse cenário tende a se agravar.

Tivemos no mês de janeiro, por exemplo, apenas seis quilos processados. Existiu uma estrutura e um custo de pessoal para apenas seis quilos», comentou Nunes.

Para o presidente da Fecomércio, Eliezir Viterbino, o fechamento do terminal resultaria em danos econômicos para o Amapá. O aeroporto é o único do país em uma área de livre comércio, onde existe a redução de impostos para produtos importados. A medida ainda causaria dificuldade às petrolí­feras que vão explorar a costa amapaense.

«Se uma peça de uma máquina quebrar, o empresário vai esperar 90 dias para ela chegar de navio? Não. Ele procura o terminal», exemplificou Viterbino…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual