BRASIL EM PORTUGUES

Aumento das viagens aéreas continua em março

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou forte crescimento da demanda por viagens aéreas, com base nos resultados de tráfego de março de 2023.

• O tráfego total de março de 2023 (medido em passageiro pagante por quilômetro, ou RPKs) aumentou 52,4% em comparação com março de 2022. Globalmente, o tráfego atingiu 88,0% dos níveis de março de 2019 (pré-pandemia).

• O tráfego doméstico de março de 2023 aumentou 34,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O tráfego doméstico total de março de 2023 atingiu 98,9% do nível de março de 2019.

• O tráfego internacional aumentou 68,9% em relação a março de 2022, com todos os mercados registrando forte crescimento, liderados novamente pelas transportadoras da região da Ásia Pacífico. Os RPKs internacionais atingiram 81,6% dos níveis de março de 2019 e a taxa de ocupação de 81,3% representou aumento de 10,1 pontos percentuais em relação ao nível de março de 2019.

“O primeiro trimestre do ano terminou com forte demanda por viagens aéreas. Há meses, os mercados domésticos estão próximos dos níveis pré-pandemia. E nas viagens internacionais, dois aspectos principais foram superados. Primeiro, a demanda aumentou 3,5 pontos percentuais em relação ao crescimento do mês anterior, atingindo 81,6% dos níveis préCOVID. O principal fator desse aumento foi a demanda quase três vezes maior das transportadoras da Ásia-Pacífico com a reabertura da China. E a eficiência apresentou melhorias, já que as taxas de ocupação internacionais atingiram 81,3%. E o mais importante, as vendas de passagens para viagens domésticas e internacionais indicam que o forte
crescimento continuará com a chegada da temporada de viagens de verão no Hemisfério Norte”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.

Mercados internacionais de transporte aéreo de passageiros
As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram aumento de 283,1% no tráfego de março de 2023 em relação a março de 2022, mantendo o ritmo positivo dos últimos meses desde a remoção das restrições de viagens na região. A capacidade aumentou 161,5% e a taxa de ocupação subiu 26,8 pontos percentuais, atingindo 84,5%, a segunda maior entre as regiões.
As companhias aéreas da Europa registraram aumento de 38,5% no tráfego de março de 2023 versus março de 2022. A capacidade aumentou 27,0% e a taxa de ocupação subiu 6,6 pontos percentuais, atingindo 79,4%, a segunda menor entre as regiões.
As companhias aéreas do Oriente Médio apresentaram crescimento de 43,1% no tráfego de março em comparação com o mesmo período do ano passado. A capacidade aumentou 30,5% e a taxa de ocupação subiu 7,0 pontos percentuais, atingindo 79,4%.
As companhias aéreas da América do Norte registraram aumento de 51,6% no tráfego de março de 2023 versus março de 2022. A capacidade cresceu 34,0% e a taxa de ocupação subiu 9,8 pontos percentuais, atingindo 84,8%, a maior entre as
regiões.
As companhias aéreas da América Latina apresentaram aumento de 36,5% no tráfego de março em relação ao mesmo período de 2022. A capacidade aumentou 33,4% e a taxa de ocupação subiu 1,9 pontos percentuais, atingindo 82.8%.
As companhias aéreas da África apresentaram crescimento de 71,7% em março de 2023 versus março de 2022, a segunda maior entre as regiões. A capacidade aumentou 56.2% e a taxa de ocupação subiu 6,5 pontos percentuais, atingindo 72.2%, a menor entre as regiões.

Mercados domésticos de transporte aéreo de passageiros

O tráfego doméstico do Brasil aumentou 8,0% em março em comparação com o mesmo período do ano anterior e agora está apenas um pouco abaixo dos níveis prépandemia.
A demanda doméstica das companhias aéreas da Índia aumentou 20,3% em março e ficou 10,0% acima dos níveis de março de 2019.

Conclusão
“À medida que as expectativas dos viajantes aumentam com a chegada da temporada de viagens de verão no Hemisfério Norte, as companhias aéreas estão fazendo o possível para atender ao desejo e à necessidade de voar. Infelizmente, alguns desses viajantes podem ficar desapontados com a falta de capacidade. Parte dessa falta de disponibilidade é atribuída à escassez de trabalhadores amplamente discutida, que afeta muitas partes da cadeia de valor da aviação, além de problemas da cadeia de suprimentos que atingem o setor de fabricação de aeronaves, causando atrasos na entrega de aviões. No entanto, uma parcela significativa dos recentes cancelamentos de voos, principalmente na Europa, deve-se a ações trabalhistas de controladores de tráfego aéreo e outros profissionais. Essas ações irresponsáveis resultaram em milhares de cancelamentos desnecessários em março. Isso é inaceitável e não deve ser tolerado pelas autoridades”, disse Walsh.

Leia a análise completa dos mercados de transporte aéreo de passageiros de março de 2023 (pdf)

Compartir noticia:
Fuente: IATA
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual