BRASIL EM PORTUGUES

Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente da Bahia para o Rio de Janeiro duas primatas de espécies ameaçadas de extinção

Duas fêmeas primatas das espécies Sapajus robustus e Callicebus melanochir foram transportadas gratuitamente, nesta terça-feira (23), de Salvador para o Rio de Janeiro pelo programa Avião Solidário da LATAM, que há mais de 10 anos coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais. O transporte foi realizado em um voo direto que partiu do aeroporto de Salvador às 12h25 (hora local) e pousou no Rio de Janeiro (aeroporto Santos Dumont) às 14h35. O objetivo da mudança de lar é a reprodução e conservação das espécies, que se encontram em perigo de extinção no Brasil.

A fêmea de Macaco-prego-de-crista foi resgatada em setembro de 2021 em Paulo Afonso, no interior da Bahia, onde havia sido mantida ilegalmente em cativeiro, enquanto a fêmea de Guigó foi encontrada em janeiro de 2022 em São José da Vitória, no sul da Bahia, com apenas 1 mês de vida, sem a mãe e com algumas lesões. Desde então, estiveram sob os cuidados do CETAS INEMA (Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) da Bahia. Na unidade, receberam todos os cuidados de adequação de cardápio, medicina preventiva e ressocialização ao grupo de animais do mesmo gênero. Após recomendações do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros do ICMBio, os animais foram encaminhados ao Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ) e voltado à pesquisa e preservação das espécies de primatas brasileiros segundo ações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e da Preguiça-de-coleira (PAN-PPMA). A instituição já conta com outros animais da mesma espécie e expertise para a sua reprodução e conservação.

AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS SOMENTE NO BRASIL

Em 2023, o programa Avião Solidário da LATAM já beneficiou 160 mil pessoas no Brasil, resgatou 26 animais, transportou 14 toneladas de cargas em emergências, transportou 404 pessoas e atuou diretamente em situações como os terremotos da Turquia e Síria, os deslizamentos no litoral paulista e na crise humanitária do povo Yanomami. Já em seus 10 anos de existência, beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia em prol do transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais

O transporte gratuito de animais para a conservação ambiental é conduzido pela LATAM Cargo, empresa de transporte de cargas do grupo LATAM que utiliza toda a sua experiência logística e conectividade no Brasil. Os animais são transportados com todo cuidado, com garantia de que as caixas sejam acomodadas em locais com circulação de ar, sempre visando a sua segurança, redução dos tempos de exposição ao terem prioridade no embarque e desembarque, e seguindo todas as recomendações da instituição responsável pela solicitação.

Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário alcançou a marca de 20 ONGs parceiras no Brasil, incluindo importantes aliados como Amigos do Bem, Gastromotiva, Gerando Falcões, Make a Wish, Ampara Animal.

Compartir noticia:
Fuente: LATAM
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual