AEROLÍNEAS

Azul celebra a marca de 3.700 voluntários

De mentoria profissional para jovens de baixa renda, oficinas de reciclagem, arrecadação e doação de livros até missões com parceiros sociais em todo o país. Essas são algumas das 420 ações sociais que os Tripulantes da Azul – maneira como são chamados todos os colaboradores da companhia – se engajaram só em 2022.

Hoje, a empresa comemora a marca de 3.700 voluntários – número que já é 83% superior a quantidade de voluntários engajados em 2020. “A Azul é uma empresa de pessoas. Sempre nos preocupamos em ajudar as comunidades próximas as nossas bases e temos, desde sempre, incentivado nossos Tripulantes a participarem de ações focadas em ajudar o outro. Tanto que a ‘Consideração’, que é tratar o outro com empatia, é um dos nossos principais valores”, afirma Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes da Azul. “E nos orgulhamos em olhar para os resultados das nossas ações e saber que estamos, também, fazendo a diferença para tantas pessoas”, completa.

A atuação social da Azul é dividida em quatro pilares principais. O primeiro e principal o programa “Voluntariado Azul: Conectando Pessoas, Transformando Vidas”, no qual incentiva as ações sociais entre seus Tripulantes com o objetivo de promover a conscientização da importância da atuação social e o papel de cada um como agente transformador. “Colocar o Tripulante como agente ativo da transformação social da sua comunidade é essencial nesse processo, baseado sempre no propósito de melhorar o mundo”, explica Camila Almeida, diretora de Pessoas.

Os outros pilares incluem Ações Sociais e Projetos, que são planejados e promovidos pela companhia, e Parceiros Sociais, que usa recursos da empresa para apoiar projetos de organizações do terceiro setor, como Fundação FEAC, TETO, Litro de Luz, Operação Sorriso e Tapera das Artes. E, o quarto pilar, é a atuação ampla de toda a companhia no Outubro Rosa, em parceria com o Hospital de Amor.

“Temos ações sociais de todos os tipos, desde missões com parceiros sociais, até ações locais pontuais, como a que aconteceu em Recife recentemente, em que Tripulantes de várias bases de mobilizaram para ajudar a região que estava sendo afetada pelas chuvas. E o mais bacana é que esse tipo de mobilização surge naturalmente dos próprios Tripulantes, sem que necessariamente haja um pedido formal da empresa”, conta a executiva.

Programa de voluntariado

Para chegar a este alto número de engajamento no programa de voluntariado, a Azul promove diversas iniciativas internas que incentivam as ações sociais entre os Tripulantes. Desde doação de sangue até arrecadações envolvendo as bases de operação da companhia em todo o país, até projetos de mentoria profissional e aulas de inglês para jovens de instituições sociais, com foco no mercado de trabalho.

Para isso, a Azul mantém um Portal do Voluntariado, na qual os voluntários podem se cadastrar e inscrever para participar das ações sociais e ter acesso a materiais como o Manual do Voluntário Azul, que traz informações sobre o programa e maneiras de participar. Há também uma EAD que traz informações sobre a Lei do Voluntariado, as iniciativas sociais da Azul e dicas importantes do que pode ou não ser feito pelos Tripulantes voluntários. Além disso, a Azul incentiva o engajamento ativo dos líderes, parte essencial para o sucesso do programa.

“Nossa missão é envolver todos os nossos Tripulantes com as suas comunidades e causar um impacto positivo no entorno. Afinal, não queremos só ser a melhor companhia aérea do mundo, queremos ser a melhor para o mundo!”, afirma Jason Ward.

Compartir noticia:
Fuente: Azul
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual