Nesta segunda-feira (18), o Salvador Bahia Airport anunciou a recuperação de cerca de 85% na malha aérea em relação ao período anterior à crise de covid-19. Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a previsão é que cheguem ao aeroporto de Salvador este mês 2.536 voos domésticos e 26 internacionais.
A oferta prevista para janeiro de 2021 é de 813.107 assentos, equivalente a aproximadamente 85% do que foi ofertado no mesmo mês do ano anterior, quando chegou a 956.942. Em comparação ao auge da pandemia, em abril, quando o número de assentos ofertados foi de 36.428, o crescimento previsto para este mês de janeiro é superior a 2.000%.
Segundo ainda dados da Vinci Airport, a recuperação se dá de maneira mais acelerada na malha doméstica, que em janeiro de 2021 está ofertando 799.848 assentos, enquanto que no mesmo período de 2020 o volume foi de 898.421. A reposição mais expressiva é da Gol Linhas Aéreas, que, além de repor a malha disponível em janeiro de 2021, aumentou em 25% a sua oferta de assentos no Salvador Bahia Airport.
Os voos internacionais, que chegaram a ser totalmente suspensos nos primeiros meses da pandemia, vêm voltando gradativamente. A primeira companhia a retomar as frequências, já em setembro, foi a portuguesa TAP, que interliga Salvador a Lisboa. Em dezembro, Salvador voltou a receber voos de Buenos Aires, pela Aerolíneas Argentinas; de Madri, pela Air Europa, e de Santiago do Chile, pela JetSmart.
“A pandemia fez com que o brasileiro optasse por viagens internas, priorizando as regiões de natureza, e nosso estado oferece uma diversidade de atrativos nesse segmento, que vão do sol e praia ao turismo de aventuras, o ecoturismo e o enoturismo, entre outras modalidades”, afirma Fausto Franco, secretário do Turismo da Bahia.
No aeroporto de Porto Seguro, a recuperação dos voos também vem superando as expectativas. Segundo Marcos Correia, gerente de operações (Sinart), a média de desembarques passou de 539 em dezembro para 941 este mês, número próximo ao de janeiro de 2020, quando chegou a 983. A maioria é oriunda de cidades como São Paulo, Brasília, Salvador e Belo Horizonte, além de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória e cidades do interior de São Paulo.
As operações são feitas pelas companhias Gol, Latam e Passaredo. A média em cada voo é de 140 passageiros. “Está havendo ainda muita flutuação na malha aérea, mas para nós tem sido uma surpresa, pois não esperávamos está boa quantidade de voos para janeiro”, afirma Correia…