AEROPUERTOS

Bahia registra 85% de recuperação da malha aérea em janeiro

Nesta segunda-feira (18), o Salvador Bahia Airport anunciou a recuperação de cerca de 85% na malha aérea em relação ao período anterior à crise de covid-19. Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a previsão é que cheguem ao aeroporto de Salvador este mês 2.536 voos domésticos e 26 internacionais.

A oferta prevista para janeiro de 2021 é de 813.107 assentos, equivalente a aproximadamente 85% do que foi ofertado no mesmo mês do ano anterior, quando chegou a 956.942. Em comparação ao auge da pandemia, em abril, quando o número de assentos ofertados foi de 36.428, o crescimento previsto para este mês de janeiro é superior a 2.000%.

Segundo ainda dados da Vinci Airport, a recuperação se dá de maneira mais acelerada na malha doméstica, que em janeiro de 2021 está ofertando 799.848 assentos, enquanto que no mesmo período de 2020 o volume foi de 898.421. A reposição mais expressiva é da Gol Linhas Aéreas, que, além de repor a malha disponível em janeiro de 2021, aumentou em 25% a sua oferta de assentos no Salvador Bahia Airport.

Os voos internacionais, que chegaram a ser totalmente suspensos nos primeiros meses da pandemia, vêm voltando gradativamente. A primeira companhia a retomar as frequências, já em setembro, foi a portuguesa TAP, que interliga Salvador a Lisboa. Em dezembro, Salvador voltou a receber voos de Buenos Aires, pela Aerolíneas Argentinas; de Madri, pela Air Europa, e de Santiago do Chile, pela JetSmart.

“A pandemia fez com que o brasileiro optasse por viagens internas, priorizando as regiões de natureza, e nosso estado oferece uma diversidade de atrativos nesse segmento, que vão do sol e praia ao turismo de aventuras, o ecoturismo e o enoturismo, entre outras modalidades”, afirma Fausto Franco, secretário do Turismo da Bahia.

No aeroporto de Porto Seguro, a recuperação dos voos também vem superando as expectativas. Segundo Marcos Correia, gerente de operações (Sinart), a média de desembarques passou de 539 em dezembro para 941 este mês, número próximo ao de janeiro de 2020, quando chegou a 983. A maioria é oriunda de cidades como São Paulo, Brasília, Salvador e Belo Horizonte, além de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória e cidades do interior de São Paulo.

As operações são feitas pelas companhias Gol, Latam e Passaredo. A média em cada voo é de 140 passageiros. “Está havendo ainda muita flutuação na malha aérea, mas para nós tem sido uma surpresa, pois não esperávamos está boa quantidade de voos para janeiro”, afirma Correia…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual