O feriado do Dia do Trabalhador, 1º de maio, deverá influenciar na movimentação de passageiros e aeronaves ainda este mês no BH Airport. A expectativa é de que cerca de 140 mil pessoas passem pelo aeroporto e 1.205 aeronaves operem no terminal internacional mineiro, no período de 28 de abril a 2 de maio de 2023. São esperados 31.435 passageiros no dia estimado para a alta movimentação no período – 28 de abril, sexta-feira. Já entre pousos e decolagens, estão previstas 277 operações de aeronaves para o dia de pico, estimado para terça-feira, 2 de maio.
As companhias aéreas programaram 33 voos extras, de sexta-feira (28/04) a terça-feira (02/05), com o intuito de atender o aumento da demanda durante o período que compreende o feriado do Dia do Trabalhador, com destaque para as rotas que conectam Minas às cidades litorâneas. A Gol ampliou a oferta com 24 voos extras para Carajás – Parauapebas (PA), Maceió (AL), Natal (RN), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA). A Azul Linhas Aéreas planejou nove operações a mais para Porto Alegre (RS), Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA) e São Paulo – Viracopos (SP).
“Já esperávamos que o feriado do Dia do Trabalhador, que cai em uma segunda-feira, refletisse na movimentação do último final de semana de abril e contribuísse para o aumento no fluxo de passageiros no nosso terminal”, revela o diretor de Operações do BH Airport, Herlichy Bastos. “O 1º de maio, somado aos feriados de 21 de abril e da Semana Santa, que também proporcionaram a emenda nos finais de semana, contribuíram para a estimativa de mais de 850 mil pessoas circulando pelo aeroporto neste mês”, analisa. “Seguimos comprometidos em fortalecer nosso hub de conectividade doméstica, com foco na eficiência operacional e na qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros”, reforça.
Ampliação da malha aérea
Em breve, os mineiros poderão contar com as novas rotas internacionais em operação, partindo do BH Airport. Curaçao, no Caribe, é um dos destinos mais aguardados. A conexão é inédita e deverá ser inaugurada em junho, juntamente com o retorno da rota para Fort Lauderdale (Estados Unidos). A rota direta para Bogotá, na Colômbia, segue em pleno funcionamento, com cinco frequências semanais. O voo inaugural para Orlando será em setembro deste ano, compondo a malha aérea internacional do BH Airport, que disponibiliza ainda os voos para Lisboa (Portugal) e Cidade do Panamá (Panamá).
A novidade em relação ao mês de março nas rotas domésticas é o voo para Ribeirão Preto, com uma partida no dia 30. Entre voos regulares e extras, o BH Airport está conectado aos seguintes destinos domésticos em abril:
Barreiras (BA), Belém (PA), Brasília (DF), Cabo Frio (RJ), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Governador Valadares (MG), Guanambi (BA), Ilha de Comandatuba (BA), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Ipatinga (MG), Jericoacara (CE), João Pessoa (PB), Juiz de Fora (MG), Lençóis (BA), Maceió (AL), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Natal (RN), Palmas (TO), Paracatu (MG), Parauapebas (PA), Parnaíba (PI), Patos de Minas (MG), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro – Santos Dumont (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo – Congonhas (SP), São Paulo – Guarulhos (SP), Teófilo Otoni (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Varginha (MG), Vitória (ES), Vitória da Conquista (BA).