BRASIL EM PORTUGUES

Demanda por voos domésticos cai 44,7% em outubro, na comparação anual

A demanda por voos domésticos, medida por passageiros quilômetros transportados (RPK), registrou queda de 44,7% em outubro, em relação ao mesmo período de 2019, informou a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A oferta, calculada em assentos quilômetros ofertados (ASK), teve retração de 41,2% na mesma comparação. Com isso, o aproveitamento das aeronaves chegou a 79%, recuo de 5 pontos percentuais. Foram transportados em outubro 4,1 milhões de passageiros, recuo de 51,1% na comparação mesmo mês do ano passado.

Ainda sofrendo com os impactos da pandemia do novo coronavírus, o setor já começa a observar uma retomada. Mesmo em retração, o setor vem aumentando a oferta desde maio, após o mês mais crítico da pandemia, em abril, quando demanda e oferta caíram mais de 90%. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) a partir de dados da ANAC, em outubro a demanda cresceu 31,3% e a oferta 33,5%, na comparação com o mês anterior.

No mercado internacional a queda na demanda foi 88,2%, diante de outubro do ano passado. A oferta registrou redução de 73,7% na comparação anual, com a taxa de ocupação dos aviões de 38%, retração de 46,9 pontos percentuais. Ao todo, foram transportados 183,1 mil passageiros, queda de 90,3% diante de outubro de 2019.

Na comparação com o mês anterior, a demanda internacional cresceu 20,5% e a oferta de assentos 24,2%…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual