AEROPUERTOS

Elaborado pela Infraero, Plano Diretor do Aeroporto Regional do Vale do Aço é aprovado pela Anac

O plano diretor (PDIR) elaborado pela Infraero, por meio da contratação realizada pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, para o Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso/MG, foi homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O plano colocará o aeroporto regional do Vale do Aço em condições para pleitear recursos federais, principalmente aqueles provenientes do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), assim como já ocorreu com outros aeroportos mineiros.

O PDIR planeja a expansão da infraestrutura aeroportuária de acordo com a regulamentação de segurança operacional da Anac e em função do potencial existente na região para a exploração do transporte aéreo de passageiros e cargas. Sua aprovação é requisito obrigatório para aeródromos que operam voos de empresas aéreas prestadoras de serviço de transporte aéreo regular de passageiros ou carga.

Para o superintendente do Aeroporto, Ronan Ferreira Neto, o PDIR possibilita a reestruturação do equipamento no médio e longo prazo. “A Infraero, ao assumir a gestão do terminal, percebeu a oportunidade de organizar seu desenvolvimento e, a fim de explorar todo o potencial demandado pela região, desenvolveu o Plano. No documento, foram destacadas as estruturas e as infraestruturas que irão modernizar e readequar o aeroporto à relevância econômica do Vale do Aço”, afirma Ronan.

O plano foi contratado pela ARMVA junto à Infraero, após autorização da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade – Seinfra, órgão responsável pela administração do Aeroporto Regional do Vale do Aço, e por meio de emenda parlamentar encaminhada para a ARMVA pelo deputado estadual Bartô. O diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, celebra a homologação do plano e indica a relevância do documento para o Vale do Aço.

“A aprovação do plano é um feito muito importante para a nossa região, pois o plano diretor do aeroporto busca melhorar a capacidade do equipamento, prevendo as suas expansões futuras, ampliações de serviços e, principalmente, qualidade nos serviços ofertados pelo Aeroporto Regional do Vale do Aço. Este é um feito importantíssimo do Governo Romeu Zema para o Vale do Aço, em especial da ARMVA, pois fomos os responsáveis pela contratação do plano homologado pela ANAC. Agradecemos a Seinfra, responsável pela administração do aeroporto, por ter autorizado a ARMVA a contratar o plano. Ainda agradecemos a Infraero, contratada para a elaboração do plano, ao deputado estadual Bartô por ter enviado os recursos financeiros que custearam a contratação, aos quatro prefeitos do Vale do Aço que têm buscado melhorias para o aeroporto e também a sociedade civil que tem solicitado ao Governo de Minas os investimentos neste equipamento. Esta é mais uma prova do compromisso do governador Romeu Zema com o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, pontua João Luiz.

Serviços da Infraero
A Companhia tem 48 anos e atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária. Sua rede é composta, atualmente, por 35 aeroportos, incluindo alguns dos 22 leiloados em abril/21, além de 6 contratos de gestão e operação junto a Estados e Municípios.

A Empresa tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta-a-ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, segurança, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.

Compartir noticia:
Fuente: Infraero
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual