Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Ahora leyendo:
Gestão de consumo de água do Salvador Bahia Airport é premiada por executivos da área de infraestrutura
Toda la noticia 3 minutes read

Gestão de consumo de água do Salvador Bahia Airport é premiada por executivos da área de infraestrutura

O plano de Gestão de Consumo de Água do Salvador Bahia Airport – integrante da rede VINCI Airports – foi premiado por players do mercado de infraestrutura. A condecoração foi recebida por Julio Ribas, diretor-presidente do aeroporto e diretor da VINCI Airports no Brasil durante a cerimônia do GRI Infra Awards 2022. A condecoração, concedida pelo GRI Club, tem como objetivo reconhecer iniciativas por parte de empresas operadoras, concessionárias, gestoras, fundos e investidores do mercado de infraestrutura.

A iniciativa foi premiada na categoria “ESG” e se refere principalmente à geração e implantação de um sistema de água de reuso. Atualmente, todo efluente gerado no Aeroporto é encaminhado para uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e tratado. Como resultado, há a geração de água não-potável de alta qualidade, que é utilizada na limpeza de áreas comuns e nas descargas dos banheiros. Entre as fontes de água de reuso também está inclusa a água de condensação dos aparelhos de ar-condicionado, destinada às torres de resfriamento.

Todas as ações elencadas acima, em conjunto com a instalação de redutores de vazão nas torneiras dos banheiros, fizeram com que o Salvador Bahia Airport alcançasse a marca de diminuição de 44% do uso de água potável. A equipe continua estudando outras soluções para avançar nesse indicador. A meta da VINCI Airports para as suas unidades é reduzir em 50% o consumo de água potável dentro das dependências de seus aeroportos até o ano de 2030. Esse objetivo faz parte de uma estratégia ambiental mais ampla, que visa alcançar a neutralidade de carbono, preservar a biodiversidade e fazer uso controlado dos recursos naturais.

O Salvador Bahia Airport também foi finalista do prêmio na categoria “Atmosfera” com a apresentação do seu Plano de Gestão das Mudanças Climáticas. Desde os primeiros momentos da Concessão havia um objetivo claro de reduzir as emissões de carbono. Até o momento, as emissões diretas de carbono do aeroporto foram reduzidas em 30%; graças a ações como a implantação de uma usina solar, substituição de equipamentos antigos por outros de maior eficiência energética e a substituição de lâmpadas convencionais por LED.

O CEO do Salvador Bahia Airport, Julio Ribas, declarou: “Me sinto orgulhoso ao compartilhar as nossas iniciativas ambientais com outros players do mercado e a sociedade em geral. Ao longo desses cinco anos a VINCI Airports conseguiu implementar uma verdadeira cultura de preservação ambiental, fazendo com que nosso time tenha o meio ambiente em vista ao desenvolver seus projetos e ações, bem como engajar terceiros nesse objetivo. Reduzir o impacto ambiental não é uma missão isolada, temos que compartilhar conhecimento e provocar a mudança que queremos ver acontecer”.

Compartir noticia:
Input your search keywords and press Enter.