Ahora leyendo:
GOL segue com caixa firme e tem sustentação para, pelo menos, 12 meses
Toda la noticia 5 minutes read

GOL segue com caixa firme e tem sustentação para, pelo menos, 12 meses

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes divulgou hoje sua Atualização ao Investidor para junho e o segundo trimestre de 2020. Todas as informações são apresentadas em reais (R$). As informações abaixo, são preliminares e não auditadas.

Desde a última atualização mensal, em 09/06/20, a GOL manteve sua posição de liquidez em mais de 12 meses em reservas de caixa, como um mínimo. A Companhia aumentou a sua oferta para 120 voos/dia em junho, para servir à recuperação gradual da demanda por transporte aéreo. No trimestre, as vendas brutas consolidadas da GOL atingiram R$658 milhões e a taxa de ocupação foi de 77%.

“À medida que a demanda de passageiros é retomada, nosso modelo de negócios flexível e de baixo custo nos permite reabrir rapidamente as rotas necessárias”, disse Paulo Kakinoff, Diretor Presidente. “Estamos confiantes na nossa sólida posição, como a maior companhia aérea doméstica do Brasil, para atender a essa demanda e, como resultado, podemos aumentar nossa participação no mercado durante a recuperação”.

Em julho, a Administração continuará avaliando os patamares da demanda de passageiros gerada nos principais mercados de negócios e lazer do Brasil, e a Companhia manterá uma abordagem sensata, criteriosa e flexível para aumentar a capacidade. Devido ao apoio que a GOL espera continuar recebendo de seus stakeholders, ela projeta manter o equilíbrio do seu fluxo de caixa durante o período de ramp-up.

Kakinoff concluiu: “Estamos empenhados em tornar nossos voos os mais seguros e confortáveis possíveis nas atuais circunstâncias. À medida que as viagens aéreas recomeçam, os passageiros desejarão voar com as companhias em que mais confiam nos quesitos Serviço e Segurança. Sempre nos orgulhamos desses dois atributos na GOL durante nossos quase vinte anos de operações. Acreditamos que nosso histórico de atendimento ao Cliente nos diferenciará no momento em que os brasileiros forem escolher com quem voar nos próximos meses”.

Conquistando a Confiança com o Reinício das Viagens
No 1T20, a Companhia obteve a melhor avaliação no portal Consumidor.gov.br, liderando nos quesitos Índice de Solução, Índice de Satisfação e Prazo Médio de Resposta. A GOL permaneceu na liderança desses indicadores durante o 2T20.

Em resposta à pandemia, a Companhia reforçou todos os procedimentos para garantir a Saúde e a Segurança de seus Clientes e Colaboradores, com atenção redobrada à limpeza das aeronaves, incluindo o uso de desinfetante de grau hospitalar para as galerias de serviço e todas as áreas de uso intenso no interior da aeronave e na cabine dos pilotos. As aeronaves da GOL dispõem do filtro de ar HEPA, que elimina 99,7% de partículas como bactérias, vírus e outras impurezas a bordo, permitindo a circulação de ar puro.

Antes da crise, aproximadamente 70% dos processos para viajar com a GOL já aconteciam sem interação humana, pois a Companhia fez investimentos significativos em tecnologia nos últimos anos. O aplicativo de voo da GOL permite que os Clientes comprem passagens, realizem o checkin, despachem a bagagem e embarquem, inclusive por meio do reconhecimento facial. Em julho, a GOL lançou um novo serviço via WhatsApp, onde os Clientes podem fazer check-in, obter informações e gerenciar seus voos. Desde a crise, 95% desses processos na Companhia acontecem sem contato humano.

A Companhia também equipou seus Colaboradores com luvas e máscaras, além de deixar à
disposição, nas aeronaves, álcool em gel para a tripulação e os Clientes. Desde 10 de maio, o uso de máscaras a bordo é obrigatório, com plena aceitação pelos seus Clientes.

Mantendo uma Projeção Conservadora das Reservas de Caixa
A Companhia continua a realizar as necessárias reduções de custo e preservar sua liquidez para suportar o ramp-up das operações. Somadas às iniciativas anunciadas para preservar o emprego dos seus 16.000 Colaboradores, a GOL estruturou um acordo coletivo envolvendo 8.600 Colaboradores de terra (adicionalmente aos 5.000 tripulantes que já haviam aderido a modelo semelhante). Essas medidas permitirão que a Companhia adeque os custos com pessoal ao crescimento gradual da sua malha.

Para o 3T20, a GOL espera manter o custo com pessoal entre 40 a 50% do patamar pré-pandemia. A adequação da capacidade à demanda tem sido um diferencial da gestão de frota da Companhia. Com melhor visibilidade quanto à recuperação, o cenário atual de planejamento de capacidade da GOL assume +300% no 3T20 sobre 2T20 e +120% no 4T20 sobre 3T20, mantendo significativa flexibilidade para responder às tendências preponderantes da demanda.

Com tais premissas conservadoras, a Companhia estima possuir atualmente mais de 12 meses de caixa disponível, como um mínimo, incluindo o pagamento integral de todas as despesas financeiras e dívidas. Com base nos atuais níveis de liquidez da GOL, assim como no seu modelo flexível de gestão da frota, que permite oferecer a menor estrutura de custos entre seus pares, e na sua malha consolidada no Brasil, a Companhia acredita ter forte vantagem na recuperação em relação aos seus concorrentes diretos…

Compartir noticia:
Input your search keywords and press Enter.