BRASIL EM PORTUGUES

Homologação do ILS aumentará em 60% a performance do Aeroporto de Joinville

O Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola vai servir como plano B das companhias aéreas durante a Copa do Mundo caso o Aeroporto Afonso Pena, na Grande Curitiba, deixe de funcionar em algum momento. É este o argumento que o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Joinville, Jalmei Duarte, usa ao dizer que espera a entrada em operação do instrument landing system (ILS), equipamento que facilita pousos de aeronaves em condições climáticas adversas, ainda neste mês.

"“ Qualquer coisa que fugir disso vai me surpreender "“ conta.

Joinville será a décima cidade brasileira que não é capital de Estado a ter o equipamento em funcionamento. Reivindicação antiga de toda a região Norte "“ já se falava nele em 1987 "“, o ILS vai melhorar em pelo menos 60% a performance do aeroporto, estima o secretário. Isso significa que o terminal ficará menos vulnerável em dias de muita chuva, vento ou nevoeiro.

Só no último ano, o Aeroporto de Joinville permaneceu 339 horas sem operar por causa do mau tempo, segundo dados da Infraero. É o equivalente a quase duas semanas. Em 2012, o Lauro Carneiro de Loyola foi fechado 163 vezes, o maior número do País. Com a homologação do ILS, este número deve diminuir consideravelmente.

Na última semana de abril, técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estiveram em Joinville para avaliar detalhes técnicos do ILS. Uma exigência que estava pendente para que o sistema entre em operação era a instalação de duas cancelas na Estrada João de Souza Mello e Alvim, nos fundos do aeroporto, que interrompem a passagem de veículos e impede que eles interfiram no sistema de navegação "“ uma chegou a ser depredada, mas já foi substituída e voltou a operar. Os fiscais enviaram um relatório final para a Anac bater o martelo.

"“ Os fiscais (da Anac) fizeram toda a checagem. Não houve nenhuma não conformidade "“ afirma Jalmei, indicando que o caminho para a homologação está livre.

Outra boa notícia para o aeroporto veio de um estudo contratado pela Infraero para medir a resistência da pista. O levantamento definiu que o pavement classification number (PCN, que em português significa número de classificação de pavimento) do…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual