BRASIL EM PORTUGUES

Iata adverte aviação asiática sobre crescimento acelerado

O setor de aviação na região da Ásia e do Pacifico é o que mais cresce no mundo. Em 2015, os passageiros globais voaram 6,5% mais do que em 2014, enquanto os viajantes dessa região voaram 8,2%. Para a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), essa é uma tendência que será mantida pelas próximas duas décadas, e é motivo de preocupação.

O crescimento do setor – alimentado por uma classe média em ascensão e um surto de companhias aéreas de baixo custo – tem pressionado a infraestrutura de toda a região, segundo a Iata. «A situação é terrível. É necessário tomar medidas», afirmou o vice-presidente regional da Iata de Ásia e Pacífico, Conrad Clifford, em um e-mail na semana passada, de acordo com o site Travel Weekly.

Grande parte dos maiores aeroportos da região já estão com os limites de capacidade pressionados. O aeroporto de Beijing, por exemplo, é o segundo mais movimentado do mundo – atrás de Atlanta – e já alcançou a capacidade total de seus terminais em 2013.

O aeroporto de Hong Kong, terceiro maior da Ásia, também alcançou sua capacidade completa do terminal e deverá utilizar todas as pistas disponíveis até o final deste ano.

PROJEÇÃO
Segundo as últimas previsões feitas pela Iata para os próximos 20 anos, publicadas no mês passado, a região da Ásia e Pacífico terá 7,2 bilhões de passageiros de companhias aéreas em 2035 – 3,8 bilhões acima do valor registrado este ano. Caso a previsão se concretize, o crescimento em total de passageiros será maior do que o resto do mundo combinado.

Durante o mesmo período, a China deverá ultrapassar os Estados Unidos como o maior mercado de aviação do mundo. Além disso, as projeções indicam que a Índia irá ultrapassar o Reino Unido…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual