BRASIL EM PORTUGUES

Incentivo ao uso de bioquerosene na aviação será analisado em audiência pública

Mesmo com a tecnologia já existente, o Brasil esbarra na falta de polí­ticas públicas para criação de uma indústria de bioquerosene para a aviação civil, afirmou Fernando Bezerra Coelho, que solicitou o debate

A possibilidade de se investir em bioquerosene como combustível alternativo para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e amenizar o aquecimento global será discutida em audiência pública nesta terça-feira (29) pela Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas. O debate é uma iniciativa do relator da comissão, senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE).

No início de novembro, o Brasil participou da Conferência Mundial do Clima (COP 22), em Marrocos. Ao final, na Declaração de Marrakech, chefes de Estado e chefes de delegações de todos os países envolvidos com o Acordo de Paris confirmaram o compromisso de redução das emissões de gases do efeito estufa como forma de conter o aquecimento global.

Fernando Bezerra lembra que, no Acordo de Paris – celebrado na capital francesa em 12 de dezembro de 2015 e ratificado pelo Brasil em agosto deste ano – o governo brasileiro comprometeu-se oficialmente a cortar as emissões do país em 37% até 2025, e em 43% até 2030, tendo como base o ano de 2005. Para o senador, neste cenário, é fundamental discutir as alternativas que o Brasil dispõe para o cumprimento dessas metas.

No pedido para o debate, Fernando Bezerra afirma que as principais matérias-primas com potencial para substituir o querosene de origem fóssil são, em sua maioria, obtidos a partir de óleos vegetais "” como milho, soja e palma "” e matérias açucaradas, como a cana-de-açúcar. O bioquerosene derivado de biomassa renovável, disse o senador, tem se destinado ao consumo em turbinas de aeronaves, tornando-se um combustível complementar ao querosene de origem fóssil.

«O Brasil é reconhecido internacionalmente por sua grande matriz energética, que agrega produção sustentável, segurança alimentar e desenvolvimento rural. Mesmo com a tecnologia já existente para a produção do bioquerosene, o país esbarra na falta de incentivo e de polí­ticas públicas para a criação de uma indústria de bioquerosene para a aviação civil», afirmou o senador na justificativa do requerimento para a audiência…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual