AEROLÍNEAS

LATAM quer usar cana-de-açúcar como combustível de avião no Brasil

Uma das missões da Latam Airlines para as próximas décadas é a neutralização de todas as emissões de carbono em suas operações. Para que isso se torne uma realidade, uma série de mudanças operacionais serão requeridas e a capacidade de execução da empresa aérea precisa demonstrar grande disciplina. Um dos pilares-chave para atingimento do objetivo está no tipo de combustível usado nos aviões.

Segundo o site Reportur, a estratégia da empresa aérea nessa área consiste em buscar eficiências a partir de combustíveis alternativos como a cana-de-açúcar. O CEO do grupo, Roberto Alvo, indicou que existe potencial de abundante fornecimento desse combustível não-fóssil no Chile e no Brasil, sendo que em nosso país a principal matriz seria a cana-de-açúcar.

“No Brasil, a quantidade de resíduos da cana-de-açúcar é suficiente para abastecer todo o setor aéreo nacional. Hoje existem plantas pequenas de produção de biocombustível, mas ainda é uma fase muito embrionária”, disse Alvo ao Diario Financiero do Chile.

Estratégia da Latam para os próximos 30 anos

A estratégia de sustentabilidade para os próximos 30 anos contempla quatro pilares de trabalho: gestão ambiental, mudanças climáticas, economia circular e valor compartilhado. As linhas de ação foram elaboradas de forma colaborativa com especialistas e organizações ambientais de todo o continente e implica em um investimento de cerca de US$ 100 milhões em 10 anos.

Com relação ao pilar de mudanças climáticas, o grupo anunciou que vai trabalhar para reduzir as suas emissões por meio da incorporação de combustíveis sustentáveis ​​e novas tecnologias de aviação que, estima-se, estarão disponíveis a partir de 2035. “O meio ambiente não pode esperar 15 anos até que tenhamos as tecnologias necessárias para reduzir as emissões. É por isso que trabalharemos em paralelo para promover essas transformações e compensar as nossas emissões por meio de soluções baseadas na natureza”, afirma Roberto Alvo, CEO do Grupo LATAM Airlines.

Por meio do desenvolvimento de um portfólio de projetos de conservação e outras iniciativas, o grupo LATAM buscará compensar 50% das emissões domésticas até 2030, estabelecendo um caminho para ser carbono neutro até 2050. A ação incluirá ecossistemas icônicos da América do Sul, como a Amazônia, o Chaco, as planícies do Orinoco, a Mata Atlântica e o Cerrado, entre outros.

Além disso, o grupo LATAM promoverá um programa para oferecer aos passageiros, clientes corporativos e de carga a opção de compensar as emissões de CO2 relativas às suas viagens. Paralelamente, o grupo compensará a mesma quantidade de emissões de CO2 que os clientes em um programa 1 + 1.

Em economia circular, o grupo LATAM está empenhada em promover uma cultura de eliminação, redução, reutilização e reciclagem em toda a operação para chegar em 2027 como um grupo que gera zero resíduos para aterro. Para isso, os plásticos de uso único ​​serão eliminados até 2023 e o programa de reciclagem a bordo será expandido em todas as rotas domésticas do Grupo LATAM, e todas as salas VIP se tornarão 100% sustentáveis. Da mesma forma, o grupo vai implantar um programa de reciclagem de uniformes em todos os países e um plano para substituir os materiais a bordo por itens compostáveis, recicláveis ​​ou certificados…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual