BRASIL EM PORTUGUES

Márcio França, o ministro de Portos e Aeroportos, se reuniu com representantes da Empresas Aéreas

A Associação Brasileira de Companhias Aéreas (ABEAR) juntamente com o Diretor Geral da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Juliano Noman, o diretor de relações externas da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), Marcelo Pedroso, e o assessor de aeroportos da MPA, George Christian Bezerra, estiveram no Ministério dos Portos e Aeroportos (MPA) para apresentar a agenda do setor aéreo em 2023 ao Ministro Márcio França.

A ABEAR também foi representada pela Diretora de Relações Institucionais, Jurema Monteiro, o Assessor de Relações Institucionais, Renato Rabelo e a Chefe de Comunicação, Karen Bonfim. Sanovicz, salientou que a associação mantém um diálogo constante com a pasta e que ao longo do ano novas reuniões atualizarão o cenário e discutirão as medidas necessárias para o desenvolvimento da aviação executiva brasileira.

«Nosso trabalho só agora começou e faremos nossa parte para apoiar todo o setor em importantes agendas, tais como um novo modelo para fortalecer a aviação regional». É importante que as companhias aéreas e associações desmistificem algumas das questões na aviação para que a sociedade e o governo entendam o que é mais importante abordar», enfatizou o ministro.

Agenda 2023 enfoca o crescimento sustentável e o estímulo à demanda

O presidente da ABEAR apresentou durante a reunião uma história dos últimos 20 anos da indústria aérea e o impacto das políticas públicas que trouxeram mais passageiros para o transporte aéreo, como a liberdade tarifária. Para 2023, a Sanovicz destacou a importância de discutir o impacto do preço do combustível de aviação, que corresponde a 40% dos custos das empresas e até aumentou em 121% desde 2019.

«O Ministro Márcio França terá nosso total apoio na condução de políticas públicas para o setor de aviação. Ao apresentar as questões mais relevantes para as empresas aéreas, fornecemos ao governo informações para demonstrar o cenário difícil após a pandemia e a agenda que devemos enfrentar para voltar ao crescimento, retomar as condições de custos mais baixos e o poder de compra da população e das empresas que já experimentamos no início da última década, para um aumento expressivo dos passageiros embarcados», afirma Sanovicz.

«O encontro com o Ministro Márcio França foi muito importante para destacar os desafios que o setor aéreo tem de enfrentar para superar obstáculos à competitividade, como foco em promover desenvolvimento nos próximos anos, além da importância de uma atuação articulada entre setor público e privado para a promoção de políticas setoriais. O Ministro apontou prioridades na implementação de uma proposta de aviação regional e novos investimentos em infra-estrutura aeroportuária, o que está em sintonia com a expectativa do setor e alinha a aviação aos objetivos do MPA” disse o representante da IATA.

Crédito imagem: Vosmar Rosa – Divulgação MPA

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual