BRASIL EM PORTUGUES

Preço de passagem aérea para o período da Copa recua

Depois de meses nas nuvens, os preços de passagens aéreas para a Copa do Mundo começaram finalmente a perder altitude. Pressionadas por órgãos de defesa do consumidor, Agência Nacional Aviação Civil (Anac) e opinião pública, as companhias mudaram de prática. O custo do bilhete caiu até 86,4%, mostra levantamento realizado nesta quinta-feira por ZH, comparado com valores cobrados em outubro. Nesse caso, um voo Porto Alegre-Rio de Janeiro no dia 12 de junho, com preço mínimo de R$ 1.771.57 em outubro, agora custa R$ 241,57.

Confira a comparação de preços entre Porto Alegre e as cidades-sede da Copa

O preço nas alturas das passagens para junho foi um teste que as companhias fizeram com o mercado, avalia Danilo Martins, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Estado (Abav-RS). Com a procura em baixa e a pressão do governo, as tarifas começaram a cair.

"“ Aquela história de oferta e demanda não colou "“ diz Martins, referindo-se à justificativa dada pelas companhias aéreas em outubro, na época do primeiro levantamento.

A dica de Martins para encontrar bilhetes mais em conta é esperar. Com mais voos disponíveis em fevereiro, os valores ainda podem cair.

"“ Mês que vem é o momento ideal para comprar. O oferta aumenta, e o cliente tem mais opções. Mas não é bom deixar para a última hora. Quanto mais perto da viagem, mais caro. Em março e abril, as tarifas vão disparar outra vez "“ adverte Martins.

Para Volney Gouveia, coordenador adjunto do curso de aviação civil da Universidade Anhembi Morumbi, há duas razões essenciais para o recuo dos preços. A primeira foi a ameaça do governo de que faria alguma intervenção em caso de tarifas abusivas. A segunda é uma questão de mercado, a partir da confirmação da Anac, na semana passada, de que as companhias poderão operar mais 1.973 voos durante o Mundial (de 12 de junho a 13 de julho). Mesmo que as passagens comecem a ser vendidas apenas em fevereiro, a perspectiva de uma oferta maior…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual