BRASIL EM PORTUGUES

São Paulo ganhará terceiro aeroporto em 10 anos

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, afirmou que um novo aeroporto para atender a região metropolitana de São Paulo só deve ficar pronto em pelo menos dez anos.

"A presidente já assumiu o compromisso. Mas a construção de um novo aeroporto é uma decisão que é tomada agora, mas que só vai ocorrer efetivamente daqui a 10 anos ou mais, porque é um processo lento", disse o ministro.

Moreira Franco afirmou que a Casa Civil coordena o debate para a criação daquele que será o terceiro aeroporto da região e que será administrado pela iniciativa privada. "A expectativa é de que rapidamente a decisão, que já está tomada, tome forma legal".

A construção do chamado Novo Aeroporto de São Paulo (Nasp) esbarra em impedimentos legais.

Terminais construídos pela iniciativa privada não podem operar voos comerciais. Isso não se aplica a aeroportos construídos e depois concedidos pelo governo, como Viracopos e Guarulhos.

Há anos, as construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez vêm tentando convencer as autoridades a mudar esta legislação para que o aeroporto, que será localizado no município de Caieiras, a 35 km de Sâo Paulo, saia do papel.

Dilma anda dizendo que a autorização sai «em breve». De qualquer maneira, até estar operacional, como disse o ministro, ainda deve levar uma década.

Moreira Franco participou nesta quarta-feira da inauguração no Aeroporto de Congonhas do espaço temporário de lazer criado para receber os…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual