BRASIL EM PORTUGUES

Setor aéreo quer intervenção de ministério contra retomada da exigência de vistos

A retomada da exigência de visto para entrada no Brasil de turistas vindos dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália provocou reação imediata das empresas do setor aéreo, que temem o impacto negativo no turismo quando o setor ainda se reergue do baque da pandemia. Assinado por cinco associações da aviação civil, um ofício foi encaminhado para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, pedindo a intervenção dela para impedir a medida, prevista para 1º de outubro.

O Itamaraty informou as embaixadas dos quatro países que vai retomar o princípio de reciprocidade diplomática, o que significa que, assim como é exigido na entrada dos brasileiros nesses países, seus cidadãos terão que apresentar visto quando desembarcarem no Brasil. As entidades consideram a volta da exigência de vistos dessas origens prematura e baseada em dados inconsistentes. Sustentam também que a medida pode colocar mais um obstáculo na recuperação do turismo, setor que, em certas regiões do País, representa a principal atividade econômica.

Num texto de cinco páginas, é demonstrado que os governos têm facilitado vistos para estimular a demanda turística, sendo que em uma década a porcentagem de viajantes que necessitam dessa autorização caiu de 77% para 53%, sendo o Sudeste Asiático, a Oceania e a África Oriental os destinos mais abertos. Como exemplo de resultados negativos em países que se moveram na direção contrária, é apontada a queda expressiva das viagens de brasileiros ao México depois que o país voltou a exigir vistos…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual