BRASIL EM PORTUGUES

Viracopos adota solução da Iata em transporte de cargas

Menos burocracia no transporte de carga aérea no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, é o que deve ocorrer com a adoção do e-AWB (Conhecimento Eletrônico de Carga Aérea). Na prática, a ferramenta substitui o papel pela plataforma eletrônica e será implantada em Viracopos graças à parceria entre a Iata e a concessionário Aeroportos Brasil, que administra Viracopos. Segundo a Iata, desde dezembro a Lufthansa e a DB Schenke vinham realizando testes com o novo sistema nas cargas destinadas a exportação pela rota Viracopos-Frankfurt.

Parte de um programa global da Iata, o e-AWB diminui a burocracia no transporte de cargas aéreas com a substituição dos documentos físicos pelos eletrônicos. "O conhecimento aéreo eletrônico e-AWB (Air Way Bill) será uma revolução, assim como foi a implantação do bilhete eletrônico (e-ticket). E vai gerar desburocratização e transparência no gerenciamento de informações. O objetivo é que, no longo prazo, possamos disponibilizar eletronicamente em tempo real todos os documento", afirma o diretor da Iata para o Brasil, Carlos Ebner.

Seu uso traz mais agilidade às exportações brasileiras, uma vez que desobriga a tramitação de cópias físicas do Conhecimento Aéreo, por meio da troca eletrônica dos dados entre os elos da cadeia logística…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual