AEROPUERTOS

Viracopos amplia medidas de segurança e estima 130 voos em julho

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), ampliou e atualizou medidas de segurança no terminal de passageiros para evitar os contágios da covid-19. As novas iniciativas envolvem ampla higienização, avisos sonoros, sinalização de distanciamento e desinfecção constante, que se somam a uma série de ações.

O protocolo contempla 32 medidas que elevam o grau de segurança do aeroporto. Foram instalados 130 suportes de álcool em gel nos terminais, estacionamentos e áreas administrativas e as sinalizações nos saguões e na praça de alimentação foram remodelados. Desde março, os aeroporto instituiu um Comitê de Gestão especialmente para gerenciar as questões relacionadas à covid-19.

Outra novidade implementada foi a higienização e desinfecção constante de diversas partes do aeroporto, como escadas rolantes, cadeiras, elevadores, balcões, mesas, corrimãos, carrinhos de bagagem e demais áreas de contato. Os assentos agora possuem espaçamento para proporcionar maior distanciamento entre os passageiros.

Seguindo normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o aeroporto adotou ações e soluções em diversas frentes de atuação. É importante destacar que as ações sempre envolvem parceiras, como companhia aéreas, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ministério da Infraestrutura, Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), Prefeitura de Campinas e Governo do Estado de São Paulo.

“O aeroporto cumpre, desta forma, seu papel de promover as melhores medidas que levem o cliente a optar pelo aeroporto, sem nunca nos esquecermos do conforto e da eficiência já notória e reconhecida em pesquisas de satisfação de passageiros que já fizeram o aeroporto ser eleito 13 vezes o Melhor do Brasil”, afirma Gustavo Müssnich, diretor presidente de Viracopos.

A concessionária destaca, ainda, que os clientes devem agir com bom senso no sentido de usar os equipamentos de proteção e seguir as orientações de distanciamento, respeitando as sinalizações e indicações instaladas nos terminais de passageiros e de cargas. O aeroporto também recomendo que os passageiros evitem levar familiares e amigos ao terminal, restringindo as possibilidade de contaminação e transmissão do vírus.

Recuperação gradual

O aeroporto registrou queda brusca a partir de março por conta da pandemia. O número de voos passou de 330 por dia a 34, em março, e 56, em abril. Em maio, houve um pequeno crescimento para 72 pousos e decolagens por dia. Já em junho, houve nova elevação, chegando a 84 pousos e decolagens por dia. A previsão é que, em julho, esse número chegue a 130 operações diárias em média…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual