BRASIL EM PORTUGUES

Infraestrutura não acompanha crescimento da aviação civil, dizem especialistas

A falta de estrutura para suportar o crescimento da aviação civil no país é hoje o principal problema do setor, conforme conclusões do debate realizado nesta quarta-feira (4) na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). Segundo os palestrantes, a falta de pessoal na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a burocracia do órgão e a rígida legislação são os problemas mais evidentes.

De acordo com o diretor de Aeronavegabilidade da Anac, Cláudio Passos Simão, o Brasil tem crescido 12% ao ano em número de passageiros no transporte aéreo nos últimos dez anos. O diretor-geral da Associação Brasileira das Empresas de Aviação Geral (Abag), coronel aviador Ricardo Nogueira, afirmou que o crescimento de 2011 para 2012, em frota de aviões, foi de 6,7%, praticamente o dobro da média mundial, que fica entre 3% a 3,5%.

No entanto, segundo os palestrantes, a infraestrutura para a aviação civil não tem acompanhado o crescimento do setor. As dificuldades vão desde a situação precária de aeroportos e aeródromos (pequenos aeroportos) Ã problemas de burocracia e falta de pessoal na Anac. Além disso, contribui para o quadro a legislação desatualizada e muito rígida.

Apesar dessas dificuldades, segundo Simão, os números da aviação civil regular brasileira são bons se comparados aos de outros países em…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual