INDUSTRIA AERONÁUTICA

Com dólar em alta, Viracopos registra menor importação desde 2013

A valorização do dólar, acumulada em 36,42% até agosto, reduziu as operações no terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Viracopos, de acordo com a concessionária gestora. No mês passado, foi registrada a quantidade mais baixa de importações desde janeiro de 2013, quando os dados começaram a ser divulgados. Em relação às exportações, as estatísticas de agosto indicam o segundo pior volume de 2015. Atualmente, o aeródromo de Campinas (SP) concentra quase 40% das movimentações deste tipo de carga no país.

Segundo a empresa, Viracopos encerrou agosto com 3,8 mil toneladas de produtos enviados ao exterior. Desde janeiro, o total é 15,7% inferior ao contabilizado durante o mesmo período do ano passado. Em relação às importações, o aeroporto recebeu 9,2 mil toneladas de cargas no mês anterior e teve redução de 18,9% nos oito primeiros meses deste ano, no comparativo com intervalo de 2014. A alta acumulada do dólar foi de 5,91% em agosto, informou o Banco Central.

«A queda de peso na importação é considerável e pode ser diretamente ligada à subida do USD [dólar americano] e à baixa confiança no mercado. No lado de exportação, mesmo com um valor USD elevado, não imediatamente reflete e ajuda as exportações», alegou a concessionária, em nota, ao ponderar sobre áreas que eventualmente se beneficiaram com a valorização da moeda norte-americana. Atualmente, Viracopos tem 70% da arrecadação ligada ao terminal de cargas.

Busca por otimização
O encolhimento das importações não gerou impacto «expressivo» para as finanças do aeroporto, explicou o gerente de negócios de carga, Hélio Souto Dapena.

«Nós dividimos por segmentos para entender se houve diminuição ou aumento. Tecnologia praticamente se manteve igual desde maio. O mesmo também ocorreu para os setores farmacêutico, químico, de medicamentos e que atendem a área de aviação», explicou ao mencionar que, por outro lado, houve queda das operações atreladas às companhias da região que atendem indústrias automotivas.

De acordo com a assessoria da concessionária, a receita bruta (desconsiderando-se tributos) de Viracopos ligada às operações do terminal de cargas subiu 9,53% de janeiro a agosto, em relação ao mesmo intervalo de 2014. Parte do resultado é atribuído à abertura de um frigorífico em julho do ano passado, que elevou a capacidade de carga perecível no aeroporto em 60%…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual