BRASIL EM PORTUGUES

Crescimento do transporte aéreo de carga continua em janeiro, mas em ritmo mais lento

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) divulgou os resultados dos mercados globais d o transporte aéreo de carga de janeiro de 2022, mostrando um crescimento mais lento em janeiro de 2022. Fatores como interrupções na cadeia de suprimentos, restrições de capacidade e deterioração das condições econômicas do setor reduziram a demanda.

Nota: Voltamos às comparações de tráfego ano a ano, no lugar das comparações com o período de 2019, a não ser que especificado de outra forma. A demanda de transporte aéreo de carga está acima dos níveis pré-COVID-19, embora a capacidade ainda seja restrita.

  • A demanda global, medida em toneladas de carga por quilômetro (CTKs*), subiu 2,7% em relação a janeiro de 2021 (3,2% para operações internacionais). Isso foi significativamente inferior ao crescimento de 9,3% observado em dezembro de 2021 (11,1% para operações internacionais).
  • A capacidade ficou 11,4% acima de janeiro de 2021 (10,8% para operações internacionais). Embora seja um valor positivo em comparação com os níveis anteriores à COVID-19, a capacidade permanece restrita, 8,9% abaixo dos níveis de janeiro de 2019.
  • As interrupções na cadeia de suprimentos, bem como a deterioração das condições econômicas do setor, estão desacelerando o crescimento. Vários fatores devem ser destacados:

o As interrupções na cadeia de suprimentos foram resultado de cancelamentos de voos devido à escassez de mão de obra, inverno rigoroso e, em menor grau, implementação d a rede 5G nos Estados Unidos e política de tolerância zero contra a COVID-19 na China continental e em Hong Kong.

o O componente que acompanha os novos pedidos de exportação do PMI, índice que mede a atividade econômica do setor de manufatura, ficou abaixo de 50 em janeiro pela primeira vez desde agosto de 2020, indicando que a maioria das empresas pesquisadas relatou queda nos novos pedidos de exportação.

O indicador “tempo de entrega do fornecedor” do PMI foi de 37,8 em janeiro. Valores abaixo de 50 são normalmente favoráveis para o transporte aéreo de carga, mas nas condições atuais, esse valor indica prazos de entrega maiores devido aos gargalos no abastecimento.

o Aproporção entre estoque e vendas permanece baixa. Isso é positivo para o transporte aéreo de carga, pois os fabricantes recorrem a essa modalidade para atender rapidamente à demanda.

“O crescimento de 2,7% da demanda em janeiro ficou abaixo do esperado, após o aumento de 9,3% registrado em dezembro. Isso provavelmente indica mudança para a taxa de crescimento mais normal de 4,9% esperada para este ano. No entanto, no futuro próximo, os mercados de carga podem ser afetados pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Fatores como mudanças relacionadas a sanções na atividade econômica e na manufatura, aumento dos preços do petróleo e incerteza geopolítica estão agitando o setor. A capacidade deve sofrer pressão ainda maior e as taxas provavelmente aumentarão. Mas ainda é muito cedo para prever até que ponto isso deve ocorrer”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.

Conflito Rússia-Ucrânia

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia terá um impacto negativo no transporte aéreo de carga. O fechamento do espaço aéreo interromperá a conectividade direta a muitos mercados ligados à Rússia. No geral, espera-se que o impacto nos mercados globais seja baixo, pois a carga transportada de/para/dentro da Rússia representou apenas 0,6% da carga aérea global em 2021. Várias transportadoras de carga especializadas estão registradas na Rússia e na Ucrâni a, incluindo aquelas que realizam operações de transporte pesado.

Air cargo market in detail – January 2022

Desempenho por região em janeiro de 2022

As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico relataram aumento de 4,9% no volume de carga aérea em janeiro de 2022 em relação ao mesmo mês de 2021, resultado significativamente abaixo do aumento de 12,0% registrado no mês anterior. A capacidade disponível na região aumentou 11,4% em relação a janeiro de 2021, mas permanece muito limitada em relação aos níveis pré-COVID-19, com queda de 15,4% em relação a 2019. A política de tolerância zero contra a COVID-19 na China continental e Hong Kong está afetando o desempenho. Os preparativos para o feriado do Ano Novo Lunar também podem ter afetado os volumes, mas é difícil dizer com precisão.

As transportadoras da América do Norte registraram queda de 1,2% no volume de carga aérea em janeiro de 2022 em relação a janeiro de 2021, resultado muito abaixo do desempenho de dezembro (7,7%). O congestionamento na cadeia de suprimentos devido à escassez de mão de obra, inverno rigoroso e problemas com a implementação da rede 5G, além do aumento da inflação e o enfraquecimento das condições econômicas, afetaram o crescimento. A capacidade aumentou 8,7% em relação a janeiro de 2021.

As transportadoras da Europa relataram aumento de 7,0% no volume de carga aérea em janeiro de 2022 em relação ao mesmo mês de 2021. Embora esse aumento tenha sido menor que no mês anterior (10,6%), a Europa foi mais resiliente do que a maioria das outras regiões. As transportadoras europeias se beneficiaram da atividade econômica robusta da região e da flexibilização da capacidade. A capacidade aumentou 18,8% em janeiro de 2022 em relação a janeiro de 2021 e caiu 8,1% em relação ao s níveis pré-crise (2019).

As transportadoras do Oriente Médio registraram queda de 4,6% no volume de carga aérea em janeiro de 2022. Esse foi o desempenho mais fraco entre todas as regiões, com queda no desempenho em relação ao mês anterior (2,2%). Isso ocorreu devido a uma deterioração no tráfego em várias rotas importantes, como Oriente Médio-Ásia e Oriente Médio-América do Norte. A capacidade aumentou 6,2% em relação a janeiro de 2021, mas permanece restrita em relação aos níveis pré-COVID-19, com queda de 11,8% em relação ao mesmo mês de 2019.

As transportadoras da América Latina relataram aumento de 11,9% no volume de carga aérea em janeiro de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021, resultado abaixo do desempenho registrado no mês anterior (19,4%). A capacidade caiu 12,9% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2021 e permanece bem abaixo dos níveis pré-COVID-19, com queda de 28,9% em relação a 2019.

As companhias aéreas da África registraram aumento de 12,4% no volume de carga em janeiro de 2022 em comparação com janeiro de 2021. A região apresentou o melhor desemprenho entre todas as regiões. A capacidade ficou 13,0% acima dos níveis de janeiro de 2021 .

Compartir noticia:
Fuente: IATA
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual