INDUSTRIA AERONÁUTICA

Setor de ground handling faz acordo para evitar demissões

O Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Sineata) firmou um acordo com os sindicatos dos trabalhadores da categoria com medidas emergenciais para mitigar os impactos sofridos no setor aéreo. O objetivo principal é manter os empregos dos trabalhadores que prestam serviços em solo nos aeroportos do País e atenuar os efeitos da crise sofrida pelas empresas e colaboradores.

As empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo, chamadas de Esatas, estão sendo fortemente atingidas pela crise devido ao cancelamento de grande parte dos voos internacionais e domésticos. Trata-se de um setor que emprega cerca de 40 mil pessoas em todo o País, sendo responsáveis por serviços aeroportuários como embarque de passageiros, raio X, segurança e varredura contra o terrorismo, manuseio de bagagem e carga aérea, check-in, limpeza de aeronaves e outras modalidades de serviços.

«Para o Sineata as medidas emergenciais ajustadas, através do amplo diálogo com os representantes dos trabalhadores, foi o melhor caminho, o mais democrático e o mais humanizado, pois trouxe medidas de redução de impacto para o setor, visando igualmente a manutenção dos empregos”, disse a diretora do Sindicato, Maria Clara Carneiro.

No dia 20 de março, as entidades assinaram um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho, que prevê a possibilidade de redução de salário proporcional à redução de jornada, em até 25%. Também poderá haver concessão de férias coletivas com parcelamento do pagamento devido em até três vezes, o pagamento das verbas rescisórias poderá ser parcelado em até três vezes e haverá planos de demissão voluntária…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual