BRASIL EM PORTUGUES

SITA será neutra em carbono até ou antes de 2022

A SITA, provedora de TI de transporte aéreo global divulgou seu relatório anual de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), que revela que, apesar da pandemia, a empresa continua pronta para se tornar uma organização com certificação carbono neutro até ou antes de 2022. Esta conquista está à frente das metas comuns das companhias aéreas, como 2030 e 2050, ou as do Acordo de Paris.

O objetivo da SITA de reduzir sua contribuição para as mudanças climáticas está sendo realizado por meio do programa Planet + da empresa. O programa visa definir e medir as emissões, trabalhando com consultores ambientais independentes do RSK Group para reduzir consistentemente os impactos ambientais das operações e viagens de negócios ano a ano, complementando essas ações com iniciativas de compensação.

Através do Planet +, a SITA reduziu as emissões gerais em 48% em 2020, totalizando cerca de 11.423 toneladas de CO2. Isso foi alcançado por meio de várias iniciativas, como a mudança para energia renovável ou parcialmente renovável, optando por fornecedores de energia verde, otimizando a pegada ecológica do escritório e, diminuindo o consumo de eletricidade com dispositivos mais eficientes em termos de energia – reduzindo viagens de negócios para reuniões internas através do uso de colaboração ferramentas online.

Em 2020, a SITA também compensou 100% de suas emissões pela primeira vez. O programa de compensação de carbono da SITA é administrado por Natural Capital Partners, um fornecedor global líder de programas de emissão de compensação ambiental sustentável. O programa de compensação de 2020 não foi aplicado exclusivamente às emissões de viagens de negócios como nos anos anteriores, mas foi estendido para incluir todas as emissões operacionais relatadas e auditadas no Escopo 1 (emissões diretas e controladas), Escopo 2 (eletricidade) e Escopo 3 (emissões upstream e downstream, incluindo aquelas geradas por funcionários da SITA trabalhando em casa).

A Dra. Edna Ayme-Yahil, vice-presidente de comunicações, marca e sustentabilidade, disse: “Como parte do nosso compromisso geral para reduzir as emissões de carbono em toda a indústria de transporte aéreo, estávamos ansiosos para liderar pelo exemplo tomando medidas reais e concretas para reduzir nosso impacto no meio ambiente. Isso está valendo muito a pena e a SITA está bem encaminhada para cumprir nossa meta de se tornar uma empresa certificada como neutra em carbono até 2022.”

 

O programa de neutralidade de carbono da SITA

Em 2019, a SITA anunciou seu compromisso de se tornar uma empresa certificada de Carbono Neutro até 2022, de acordo com o Protocolo CarbonNeutral®. Este protocolo exige que as organizações atinjam zero emissões de dióxido de carbono, definindo as emissões relacionadas às operações, medindo-as, reduzindo-as e, em seguida, compensando as restantes que não foram reduzidas ou removidas por meio de projetos verificados de compensação de carbono alinhados com as Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

 

Apoio à indústria global de transporte aéreo

Com cerca de 2.500 clientes, as soluções da SITA impulsionam a eficiência em mais de 1.000 aeroportos e facilitam travessias de fronteira seguras e perfeitas para mais de 60 governos, ao mesmo tempo que oferecem os benefícios de aeronaves conectadas a clientes de 18.000 aeronaves em todo o mundo.

Além de gerenciar seus próprios impactos econômicos, ambientais e sociais, o relatório de RSC da SITA menciona uma mudança imediata no início de 2020 para apoiar seus clientes da indústria de transporte aéreo durante a pandemia, garantindo a continuidade dos negócios e mantendo os níveis normais de serviço.

A SITA foi articulada para atender às demandas urgentes da indústria por uma experiência saudável, segura e sem atrito do passageiro – para tranquilizar os passageiros e permitir viagens em «conformidade com o COVID». Além disso, a empresa atendeu aos requisitos de companhias aéreas, aeroportos e governos quanto à agilidade, resiliência, eficiência e contenção de custos – modificando e adaptando suas soluções a áreas vitais para recuperação e sobrevivência.

Para alcançar sua ambição de ser neutra em carbono em breve, a SITA continua a impulsionar a indústria a ser mais sustentável com soluções que visam reduzir as emissões de carbono.

Por exemplo, uma parceria com a Safety Line para oferecer a solução OptiFlight – que reduz o consumo de combustível e limita as emissões de CO2 da aeronave nas principais fases do voo – oferece economia estimada de combustível e emissões de carbono de 234 kg por subida para um B777, com redução de 214 toneladas de CO2 a ano por cauda da aeronave.

 

Estruturas e iniciativas globais

O compromisso da SITA em ser um negócio responsável e sustentável se reflete na participação e adesão a várias estruturas globais líderes. Desde 2011, a SITA relatou formalmente seu desempenho econômico, ambiental e social usando a estrutura de declarações da Global Reporting Initiative (GRI). Como signatária do Pacto Global da ONU, a SITA comunica seus compromissos com a implementação de práticas e princípios de sustentabilidade que apoiam as metas da ONU por meio desses Relatórios de RSC.

Desde 2014, a SITA obteve e manteve a certificação ISO14001: 2015 (Sistemas de Gestão Ambiental) – um marco para as organizações comprometidas com operações sustentáveis ​​- em sete de seus escritórios principais.

Compartir noticia:
Fuente: SITA
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual