AEROPUERTOS

Infraero vai elaborar Plano Diretor do Aeroporto Regional do Vale do Aço

O Governo Federal, por meio da Infraero, e o Governo de Minas Gerais, por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA),​ firmaram contrato para a elaboração do Plano Diretor (PDIR) do Aeroporto Usiminas/Ipatinga (SBIP), localizado em Santana do Paraíso/MG. O prazo de execução do serviço é de 150 dias corridos a partir da assinatura e recebimento da Ordem de Serviço.

O PDIR planeja a expansão da infraestrutura aeroportuária de acordo com a regulamentação de segurança operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e em função do potencial existente na região para a exploração do transporte aéreo de cargas e passageiros. Sua aprovação é requisito obrigatório para aeródromos que operam voos de empresas aéreas prestadoras de serviço de transporte aéreo regular de passageiros ou carga.

Segundo o contrato, a contratação de um Plano Diretor para o Aeroporto Regional do Vale do Aço vai possibilitar a reestruturação do equipamento no médio e longo prazo. No desenvolvimento do Plano serão considerados os potenciais de desenvolvimento para melhor atendimento à região. “Dentre os itens a serem analisados, destacam-se as estruturas e as infraestruturas que irão modernizar e readequar o aeroporto à relevância econômica do Vale do Aço”, afirma o documento.

Após homologado junto aos órgãos competentes – Anac e Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), o Plano Diretor Aeroportuário colocará o aeroporto regional do Vale do Aço em condições para pleitear recursos federais, principalmente aqueles provenientes do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), assim como já ocorreu com outros aeroportos mineiros.
“A necessidade da elaboração do Plano Diretor para o Aeroporto do Vale do Aço foi identificada pela Infraero ao assumir a gestão do terminal e perceber a oportunidade de organizar seu desenvolvimento a fim de explorar todo o potencial demandado pela região. Nos próximos meses, a equipe da Infraero estará dedicada a elaborar e entregar um plano sólido e factível para o futuro do aeroporto”, afirma o superintendente do aeroporto, Ronan Ferreira Neto.

“A elaboração do PDIR possibilitará a dinamização da economia local, assim como a do Estado de Minas Gerais, reforçando a atratividade natural da região para novos investimentos e desenvolvimento econômico de longo prazo”, afirma João Luiz Teixeira Andrade, diretor geral da ARMVA.

GESTÃO INFRAERO

A Infraero faz a gestão do aeroporto desde agosto de 2020. A Companhia foi contratada pelo Governo do Estado de Minas Gerais para gestão, operação e manutenção do Aeroporto Regional do Vale do Aço.

Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se os serviços de Agentes de Proteção de Aviação Civil (APAC), bombeiros, fiscalização das áreas do terminal de passageiros, bem como da pista de pousos e decolagens, pátio e pistas de taxiamento durante o atendimento de embarques e desembarques de passageiros.

Em maior de 2021 foram iniciadas as obras de restauração do pavimento (base, sub-base e capa asfáltica) da pista de pouso e decolagem e das duas taxiways, além da reforma do pavimento do pátio de aeronaves e implantação de nova sinalização horizontal. Os serviços ficaram a cargo do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). A conclusão dessas obras está prevista para o fim deste mês de agosto.

Compartir noticia:
Fuente: Infraero
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual