AEROPUERTOS

Mais três aeroportos brasileiros são reconhecidos pelo único programa internacional de certificação ambiental aeroportuário

O Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe (ACI-LAC) informa que o Aeroporto Internacional de Florianópolis, o Aeroporto Internacional de Vitória e o Aeroporto de Macaé, operados por Zurich Airport Brasil, acabam de receber a certificação Airport Carbon Accreditation (ACA), nível 1 (Mapeamento).

“A certificação comprova nosso avanço em sustentabilidade, um dos pilares da empresa. Também nos impulsiona a seguir na trilha de ações planejadas a fim de alcançar patamares cada vez mais relevantes no compromisso global com a agenda climática”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

O ACI Airport Carbon Accreditation é o único programa global de certificação para o gerenciamento de carbono aprovado para aeroportos. Ele avalia e reconhece de forma independente os esforços dos aeroportos para gerenciar e reduzir suas emissões de carbono por meio de 6 níveis de certificação:

Nível 1 ‘Mapeamento’: Aeroporto mapeia sua pegada de carbono, identifica as fontes e calcula as emissões anuais.

Nível 2 ‘Redução’: Aeroporto comprova a redução de emissões com evidências de procedimentos e cumprimento de metas para a gestão de carbono.

Nível 3 ‘Otimização’: Aeroporto amplia o escopo de redução de emissões e envolve terceiros no processo.

Nível 4 ‘Neutralidade’: Aeroporto cumpre os requisitos das etapas anteriores e compensa as emissões restantes com créditos de carbono.

Nível 5 ‘Transformação’: Aeroporto define estratégia de gestão de carbono de longo prazo orientada para a redução absoluta de emissões.

Nível 6 ‘Transição’: Além de cumprir as etapas anteriores, aeroporto compensa as emissões de carbono residuais sobre as quais tem controle.

Atualmente, mais de 400 aeroportos em todo o mundo fazem parte do programa ACI Airport Carbon Accreditation. Na região da América Latina e Caribe, são 57.

Além daqueles operados por Zurich Airport Brasil, há outros 6 aeroportos brasileiros certificados: Aeroporto Internacional de Brasília, Aeroporto Internacional de Natal, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Tom Jobim e Aeroporto Santos Dumont (no nível 1 – “Mapeamento”), Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (no nível 2 – “Redução”) e Aeroporto Internacional de Salvador (no nível 3 – “Otimização”).

“É com imensa satisfação que iniciamos a jornada de certificação dos aeroportos da Zurich Airport Brasil no programa Airport Carbon Accreditation. São aeroportos com perfis distintos, o que demonstra a possibilidade de implementação do programa independentemente do tamanho ou localização do aeroporto. O ponto fundamental é que estejam dispostos a unir-se a indústria na meta comum de tornar a aviação mais sustentável em benefício do setor, dos usuários e da sociedade”, afirmou Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC.

Compartir noticia:
Fuente: ACI-LAC
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual