BRASIL EM PORTUGUES

Obra do Aeroporto de Vitória termina em 2017 e está 40% pronta

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), visitou as obras do aeroporto de Vitória e disse estar otimista com o avanço na construção. Cerca de 40% das obras já foram concluídas e a previsão é de que terminem em 2017.
Ao todo, foram investidos R$523,5 milhões. «Eu estive aqui há 4 meses e fiquei muito bem impressionado com a obra naquele momento. A obra estava com muito equipamento funcionando e tinha 500 funcionários contratados. Hoje, já encontramos com mais trabalhadores e mais equipamentos», disse.

Da última visita, há quatro meses, até essa sexta, Hartung percebeu avanço na construção. «Evoluiu a pista, ela tem um cone de aproximação em cima do mar, vai dar uma chegada em Vitória muito bacana. O terminal de passageiros saiu do chão. O novo pátio das aeronaves também está ficando pronto, e na frente do terminal, a área de onde vamos ter o estacionamento vai ser muito maior», disse.

O novo terminal de passageiros deixará de ter acesso pela Avenida Fernando Ferrari e passará a Avenida Adalberto Simão Nader. Ao fim da ampliação, o terminal poderá atender a até 8,4 milhões de passageiros por ano. Atualmente, a estrutura permite receber até 3,3 milhões.
A ampliação do aeroporto de Vitoria é um pedido antigo dos capixabas. A primeira licitação foi realizada no final de 2004 e as obras começaram em 2005. A promessa, na época, era de que seriam entregues em 2007.
Sobre os recursos para o aeroporto de Vitória, Hartung disse que está garantido. «A gente teve a garantia do governo federal de que o recurso está garantido. Nós vamos tomar conta. Por isso essa visita hoje e continuar acompanhando a obra para que a gente possa superar esse obstáculo», afirmou.

Concessão
Hartung também acredita que ceder o Aeroporto de Vitória, neste momento, Ã iniciativa privada é colocar obstáculos para finalização dessa etapa. «Mexer agora não é bom, porque nós vamos parar com um processo que está em curso e está funcionando muito bem. Então cada coisa no seu momento. Agora é concentrar forças para gente continuar tendo os recursos para que essa obra avance. É continuar tomando conta», disse.
Para o futuro, Hartung diz que não vê problema em discutir modelo de gestão. «Eu não tenho nenhum problema com isso, eu defendo permanentemente trazer o capital privado para que a gente possa, com o apoio do capital provado, dotar o Espírito Santo e o Brasil de melhor infraestrutura e melhor competitividade», disse.

Infraero
O gerente de engenharia da Infraero Giuliano Capucho explicou que a obra e as homologações devem ser entregues em setembro de 2017. «Alguns setores podem ser entregues antes do tempo, mas a finalização das obras só em setembro», disse…

Imagen:Â g1.globo.com

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual